quinta-feira, 21 de março de 2013

As Gerações Baby Boomer, X, Y, Z

O mundo em que vivemos,  indica que vivemos separados por grupos de pessoas, mesmo que teoricamente somos todos iguais,  de uma certa forma, podemos dizer que para cumprir os objetivos da lei, em que somos tachados de “todos iguais”, as divisões são indispensáveis.
As gerações tecnológicas nada mais são do que essas divisões, através de datas de nascimentos, origem, características, exemplos de um padrão de personalidades e outros requisitos que separam esses grupos de pessoas do mundo em que vivemos.

BABY BOOMER

Definimos Baby Boomer, como as crianças que nasceram no período de uma explosão populacional. Vale ressaltar que Baby Boom se traduzido para o português, significa explosão de bebês, o que reafirma a definição anterior. De uma forma geral, a definição mais comum dos Baby Boomers, se refere aos filhos da Segunda Guerra Mundial, pois durante a mesma ocorreu a tal explosão populacional. São os considerados pais da Geração X e avós da Geração Y e parte da Geração Z.

Geração X
Os pertencentes a essa geração nasceram, aproximadamente, entre os anos de 1960 e 1980. Sinteticamente são os filhos da Geração Baby Boomers, construída logo após a Segunda Guerra Mundial, e também considerados pais da Geração Y. Eles também têm as suas características de uma forma geral. São elas: buscar a individualidade sem perder o conceito de grupo, escolhe coisas de qualidade, certa ruptura com a geração anterior, maior estima ao ser do sexo oposto, buscam sua liberdade e seus direitos, e tem menor respeito pela família que outras gerações.

GERAÇÃO Y
É importante citar que, diferente do que é imaginada, essa geração não é uma legião de adolescentes, e sim a um determinado grupo, nascido entre os anos de 1980 e 2000. Pelo fato de ser uma geração nova de uma certa forma, não há um conceito claro sobre as características desse grupo, tirando o fato que eles nasceram num mundo num processo de transformação de uma gigantesca rede global. A Internet, email, redes de relacionamento, recursos digitais, fizeram com que a geração Y fizesse milhares de amigos ao redor do mundo, sem ao menos terem saído da frente de seus computadores. Outra característica associada a essa geração é a mobilidade nos diversos meios de comunicação.

GERAÇÃO Z
Formada por indivíduos constantemente conectados através de dispositivos portáteis e, preocupados com o meio ambiente, a Geração Z não tem uma data definida. Pode ser integrante ou parte da Geração Y, já que a maioria dos autores posiciona o nascimento das pessoas da Geração Z entre 1990 e 2009.

Referências:
http://desdequandopsicologos.blogspot.com/2011/05/geracoes-tecnologicas.html
http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos/Geracao_Baby_Boomer.htm
http://www.geracaoxyz.com.br/geracao-xyz.html
http://admomundodosnegocios.blogspot.com.br/2011/06/as-geracoes-tecnologicas-baby-boomer-x.html
Assista a reportagem da Rede Globo e entenda melhor esta classificação







Um comentário:

Fernanda Quintino disse...

Para Sérgio Vieira, diretor de marketing e ex-trainee da Coca-Cola Guararapes, “Uma das grandes frustrações do jovem hoje é sentir que não colabora para a mudança do mundo onde vive e da empresa onde trabalha, bem como sentir que seu superior, seu líder, não lhe é acessível. A minha dica maior é manter sempre as portas abertas para o diálogo, para a troca”, aconselha.

Como futuros pedagogos precisamos dar incentivo a esses "novos jovens" pois se percebe o quanto de frustração se tem por aí...precisamos regaçar as mangas e se envolver com o próximo sim! precisamos de um futuro melhor! Talvez não mudamos o mundo, mas podemos fazer a diferença onde estamos! #Ficaadica# By Fefa


http://www.focoemgeracoes.com.br/index.php/charges/