"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)
A reflexão acima feita há muito tempo, nos faz pensar que devemos esperar da educação, inovação, empreendimento e protagonismo são vistas hoje como competências contemporâneas, almejadas por muitos indivíduos e corporações que buscam melhores resultados pessoais e profissionais.
O advento da internet, a disseminação das tecnologias digitais e a ascensão de um novo perfil de educando, vêm estimulando um repensar pedagógico, onde o foco deixa de ser a transmissão de conteúdos e passa a ser o desenvolvimento de competências e habilidades para o Século XXI, por meio de um ensino cada vez mais personalizado, apoiado pela aprendizagem baseada em projetos.
Espera-se, desta forma, que os alunos desenvolvam competências para pesquisas individuais e em colaboração, leitura crítica de informações, produção de diferentes tipos de textos, uso de tecnologias digitais, administração do tempo, além de muitas outras competências importantes que colaborem para que deem continuidade aos seus estudos, ingressem no mercado de trabalho e exerçam sua cidadania, como prevê a Lei de Diretrizes e Bases do Brasil.
(Luciana Maria Allan - Crescer em Rede, 2014)
17 comentários:
Através do meio tecnológico estamos formando cidadãos repletos de informações que, nem sempre,
são válidas e úteis.
A escola não deve privar o aluno do acesso a informação, porém tem o dever de orientar o estudante para que ele possa utilizar com bom discernimento aquilo que se deve ou não descartar.
Os alunos são indivíduos que têm acesso a muita informação, porém não possuem total entendimento para distinguir o que se deve ou não considerar no meio virtual.
Os alunos de hoje não são os mesmos que a tempos atrás. A sociedade mudou, os pensamentos mudaram, as rotinas mudaram e tudo com o advento da tecnologia. Por isso, precisamos perceber as necessidades dos nossos alunos de hoje, começando por inovar nossas aulas com o objetivo de instiga-los para procurarem também inovar, para que sejam criativos e curiosos, e principalmente críticos. Precisamos alertá-los para que filtrem as informações que têm acesso, pois existem muitas fontes não seguras. Contudo, apresentar uma forma de aprendizagem prazerosa através da tecnologia presente, e que toda escola esteja envolvida nesse processo.
A escola tem responsabilidade em observar e auxiliar no desenvolvimento dos futuros cidadãos críticos que chegam a uma era em que a tecnologia é uma das principais influências na ida de toda a sociedade moderna, com isto é preciso notar que esta tecnologia complementa positivamente os alunos dentro e fora da escola. É necessário que note-se a quantidade de uso deste elemento, pois, a partir do momento que ela deixa de acrescentar torna-se desnecessária, fica claro que não é desuso total que é necessário e sim o tempo e a forma correta. Espera-se que a tecnologia estará junto com a escola transformando seus alunos em cidadão com maior criatividade e críticos para a sociedade.
Entendemos a importancia da tecnologia para os dia de hoje, porém apesar de seus muitos benefícios, ela também nos traz problemas. Hoje a maioria das pessoas vivem totalmente dependente das tecnologias, um exemplo claro disso, é que muitas, para não dizer todas, as pesquisas são feitas pelos computadores, os livros já estão sendo pouco usados, as entrevistas e visitas pouco utilizadas, as pessoas sentam-se diante de seu computador , em ato de comodo, de praticidade, e ali passam horas.
Como educadores, temos a função de mostrar ao nosso educando, todos os tipos de tecnologias, para que sejam conhecedores, praticamentes, porém não dependentes. Seria possível isso nos dias de hoje? O papel do professor é fundamental, orientar para que os alunos sejam críticos, reflexivos, preocupados com o que escrevem e preocupados se passam uma informação realmente verdadeira. A tecnologia nos aproxima do que está longe, mais nos desliga do que está perto. Que possamos usar essa ferramenta maravilhosa, que está a nossa disposição, para ajudar, como uma arma poderosa para enriquecer nossas vidas, e pesquisas.
Alunas: Bruna e Camila
Acadêmicas do curso de pedagogia UNISOCIESC- 371: Aline e Fernanda
O século XXI vem proporcionando a sociedade grandes modificações nas diferentes áreas de conhecimento, na qual o ser humano está exposto a um grande número de informações e inovações tecnológicas que vem transformar as suas vivências e as suas concepções, trazendo a toda sociedade desafios a serem enfrentados. Por um lado uma avalanche tecnológica que proporciona o descobrimento de novos mundos e de outro lado o distanciamento dessa mesma avalanche de algumas camadas sociais e de uma área essencial a Educação. Na realidade educacional do nosso país encontramos os avanços tecnológicos muito distantes das salas de aula, e este por inúmeros motivos, tais como: a falta de recursos tecnológicos, a dificuldade do professor adaptar suas didáticas com as novas tecnologias. Na área educacional vivemos um momento desafiador no qual os alunos têm uma vontade fugaz em aprender pelos meios tecnológicos, mas não encontram isso em sua realidade educacional. Assim, nós mestres, profissionais da educação temos que enfrentar os desafios do século XXI aguçando os saberes dos alunos e reencantando na educação. Então mestres vamos REENCANTAR NA EDUCAÇÃO?
Acredito que após a leitura do texto aqui postado, juntamente as reflexões levantadas durante os encontros, que nosso sistema educacional precisa rapidamente ser avaliado.
Nossa geração de alunos, já são visivelmente diferentes as de tempos atras, trazendo consigo uma grande bagagem de experiencias do mundo.
Mundo este que em constante modificação, exige de nós, sociedade, adaptação e admiração em relação á avanços tecnológicos.
Precisamos deixar de lados preconceitos e esteriótipos de que, antigamente com o sistemas educacional tradicionalista, as crianças também conseguiram aprende, não é preciso acompanhar modificações que ao olhar de alguns pode "prejudicar" o que já funciona.
Praticas pedagógicas voltadas para tecnologia, pensadas com carinho, tendo critérios claros no seu alcance de objetivos, fará com que os discentes sinta-se em "casa", a vontade para participar.Autores principais de sua própria construção como indivíduos íntegros, não aceitando e sim verificando com criticidade tudo os que lhe forem proposto.
Essa nova geração já vem com novos pensamentos e olhares, não podemos voltar no tempo, devemos avançar com eles. Precisamos desenvolver em nossos alunos a criticidade e criatividade, para que sejam cidadães desbravadores, pesquisadores e capazes de questionar e não apenas aceitar o que lhe é imposto. Uma escola que tem toda a gestão escolar unida em prol desse novo olhar, tende a ser cada vez melhor e inovadora, buscando assim fugir do método tradicionalista. O educando que está em um ambiente assim, que propicia esse despertar para o novo, ao sair para o mercado de trabalho estará apto para desenvolver suas competências, pois em seu currículo foi despertado o agir em diversas situações.
Nosso mundo está em constante transformação, a cada dia que passa temos mais a presença dos meios tecnológicos. As crianças antes mesmas de entrar no mundo da alfabetização já estão em pleno contato com as tecnologias, seja celular, tablet, computador entre outros. Com toda essa transformação nossa educação, podemos citar que se encontra de uma forma lenta se adequando ao novo mundo tecnológico. Necessitamos buscar mais conhecimentos e formações para que possamos trazer este mundo para sala de aula, e transformá-lo em uma ferramenta essencial no aprendizado, sem deixar de lado o caderno, lápis e a caneta. E necessário mostrar a eles as formas corretas de utilização e o quanto esta tecnologia pode trazer muitos conhecimentos saciando suas curiosidades. Sendo que está geração estará cada vez mais presente e com mais conhecimentos e incentivando para que continuem a buscar mais e compartilhar com a sociedade que os cerca.
Bruna Laís
Estamos no momento onde a tecnologia se dizima entre todos os educandos, devido a isso os educadores e gestores escolares tem a missão de buscar métodos de vivenciar esta tecnologia em seus planejamentos pedagógicos, aprimorando suas práticas para instigar e manter a atenção de seus educandos, os tornando, críticos, pesquisadores. Que saibam dosar e analisar as informações que buscam nas redes. Este educador terá um papel mediador, tornado seus conteúdos prazerosos formando um vínculo no processo da aprendizagem, voltado para a realidades destes educandos.
Hoje temos que pensar que ao receber os nossos alunos, esses vem com muito conhecimento e aptos à qualquer tecnologia disponível. Estamos formando pessoas com a capacidade desenvolvida por uma tecnologia de ponta.
O papel da escola é de promover o acesso e o gestor e o professor tem que ser o mediador.
Conforme a frase de Piaget, precisamos preparar o homem para a inovação, desenvolvendo lhe competências e habilidades que desperte um sujeito crítico, curioso e criador. E a escola tem um papel muito importante neste processo, ela deve propiciar momentos tecnológicos com intencionalidade e mediação do professor, pois não basta trocar o quadro negro pelo tablet se o docente permanece com atitudes de repetição e memorização de conteúdo. Lembrando que terá sua função concretizada, quando a mesma for planejada com clareza nos objetivos propostos.
Uma oportunidade de inserir os meios tecnológicos em sala de aula, seria com uma nova prática, chamada pedagogia de projetos, esta que está cada vez mais presente no contexto escolar. Questionando e desafiando os alunos, por meio de problematizações do seu contexto, em que os alunos busquem solucionar através de pesquisas.
Os alunos de hoje têm perfis diferentes, e como educadores é essencial refletirmos sobre as modificações que ocorreram e que são constantes, para propiciarmos uma educação que desperte o interesse destes alunos.
Acadêmicas: Letícia Maise Kleine e Tharielle Balland
Vivemos uma realidade em que as tecnologias digitais tomou grande espaço em nossas vidas, cada vez mais temos a necessidade de nos mantermos conectados e ativos no mundo virtual, acessando informações, compartilhando-as e interagindo com amigos e familiares em tempo real através de aparelhos eletrônicos que permitem esse contato. E com as crianças não é diferente, elas já nascem inseridas neste meio e aprendem rapidamente a lidar com celulares, tablets ou computadores, fazendo com que esses meios se tornem suas principais fontes de informação. Dessa forma, jamais podemos acreditar que os alunos chegam a escola desprovidos de conhecimentos, pelo contrário, chegam em sala repletos de informações e ávidos por aprender mais e mais. Por outro lado, a realidade da grande maioria das escolas brasileiras é desconexa do contexto do aluno, não dispõe de estrutura física e profissionais qualificados para trazer a tecnologia de forma significava e atrativa para a sala de aula. Acreditamos que esse é dos grandes motivos do fracasso escolar atualmente: a falta de inovação nas aulas.Nas últimas décadas percebemos um grande avanço em toda sociedade, mas pelo contrário, a escola ainda se parece a mesma, com alunos enfileirados, cada um com seu caderno e lápis a mão copiando tarefas de livros didáticos. Nosso papel como professor é de refletir esse fato, pois não podemos ignorar os desejos e necessidades dos alunos. Precisamos nos apropriar das tecnologias para promover e qualificar a educação e mais que isso, orientar os alunos a melhor maneira de lidar com esses recursos, saber filtrar informações, torná-los fontes de pesquisa e incentivá-los sempre a serem sujeitos ativos no processo de educação.
Marinês
Hoje os alunos já vem para as escolas com muito conhecimentos tecnológicos,pois nos dias de hoje, o celular , tablet, video game,xbox,tv, iphone,ipad, etc...já faz parte do dia a dia das crianças,o gestor e o professor tem que estar preparado e ter uma capacitação continua, desenvolver atividades motivadoras na área do conhecimento, a escola tem que estar conectada nas tecnologias possibilitando recursos, instigando para formar cidadãos críticos para sociedade.
Débora Santana.
O homem desde o inicio de sua existência foi realizando testes para melhoria de sua vida, vendo o que seria mais eficaz estar utilizando ou estar aperfeiçoando com o tempo conforme a sua necessidade. Quando o homem passou a se comunicar, principalmente por meio da escrita pode-se haver um grande avanço, pois o homem pode registrar tudo aquilo que estava apenas na memória e na vivência, sendo que muitas coisas não caíram mais no esquecimento pelo ato do registro.
O ser humano trabalhava para seu próprio sustento, utilizando a terra para plantio, com os registros e a necessidade de melhorias foram inventadas as máquinas, em que ser humano obteve mais um salto no uso das tecnologias e as utilizando como meio para seu sustento. O ser humano inventou, documentou e passou a se interessar muito pelo conhecimento, para que sempre pudesse estar aperfeiçoando o seu trabalho.
Cada época ocorreu um aperfeiçoamento e invenções novas das tecnologias, em que muitas delas utilizamos até os dias atuais, como, internet, computadores, carros, motos, avião, bicicletas, aparelhos eletrônicos, entre outros mais em que cada um deles foi estudado, aplicado um conhecimento, realizado testes, aperfeiçoado e passando a serem utilizados pelas pessoas, alguns até diariamente são utilizados sendo importantes e necessários, tanto para uso pessoal como profissional.
Muitas mudanças ocorreram desde o inicio até os dias atuais, a educação também fez parte destas mudanças, com isso um novo repensar sobre o trabalho pedagógico ocorreu, pois a criança que a escola recebe nos dias atuais é muito diferente daquela que recebia anteriormente. As gerações foram se modificando, principalmente com o uso da internet, sendo algumas gerações que não tiveram contato com a internet, algumas tiveram na adolescência e as atuais já nascem com o contato muito próximo delas, tocando sob a tela e mesmo não sabendo falar já sabem como jogar, apertar e criar atalhos, nos tabletes, celulares entre outros aparelhos tecnológicos.
Como o aluno é outro os professores e as escolas têm que realizar mudanças em seus métodos de ensino, deve-se ter objetivos daquilo que se quer com seus alunos no processo de ensino e aprendizagem, fazendo uso das tecnologias neste meio, não utilizando os mesmos planejamentos, reproduzindo, transmitindo o ensino, mas os renovando, mudando, alterando, refletindo e trabalhando os meios tecnológicos com seus alunos, para que eles tenham acesso nas escolas também, saibam como trabalhar, possam filtrar aquilo que acessam, tenham certeza que seus acessos são confiáveis e que utilizem aquilo que é importante e deixando de lado o que não agrega em seus estudos e em sua vida. A escola deve trabalhar em conjunto, professores, gestores, diretores cada um contribuindo para o todo, sendo assim todos estarão juntos para suprir o que falta, aperfeiçoar o que se tem e melhorar o que for necessário, pois sabemos que atualmente nas escolas ocorrem uma grande mistura de professores que trabalham a muito tempo nas escolas e aqueles que acabaram de se formar, com isso quando ocorre um trabalho junto tende a resultar em melhorias e retiradas de dúvidas.
Com a visão do professor sendo mais profundo e não superficial nestas mudanças ocorridas, tendo em mente principalmente o objetivo que se quer desenvolver nos educandos, tudo isso coopera para prepara-los para o futuro, sabendo organizar seu tempo, o conhecimento, cooperando para que sejam autônomos conscientes, persistam naquilo que se quer, tenham objetivos próprios, encarem o mercado de trabalho e utilizem das teorias e práticas em suas vidas. Quando trabalhados desde cedo estes aspectos resultaremos um futuro muito melhor, que estas novas gerações sejam competentes e justas, lembrando que para termos um bom adulto hoje temos que valorizar ensinar e estar presente para criança de ontem.
Joseane de Souza.
Os educandos de hoje necessitam de um plano de ensino mais elaborado e adaptado as novas tecnologias.É preciso que a escola acompanhe os avanços tecnológicos, trazendo em seus projetos a vivência com a tecnologia,e também é preciso orientar seus alunos para saberem selecionar todas as informações que eles estão tendo acesso. Formar cidadãos críticos e com autonomia, pois muitos apenas recriam, ao invés de inovar.
O mundo está em constante transformação, vivemos em uma era tecnológica, onde tem provocado alterações na realidade social, o que se torna necessário repensarmos o processo educacional, A comunicação vem marcando a sociedade, ganhando cada mais espaço na vida das pessoas. Diante disto, a escola se vê em frente a um desafio, o de inserir as mídias e os meios de comunicação nas suas práticas pedagógicas. Assim, a escola precisa repensar a sua relação com a tecnologia, se voltando a contemporaneidade. Com a inserção da tecnologia os professores poderão compreender e se aproximar desse universo que está ganhando um grande espaço na vida de seus alunos. O uso dos meios de comunicação faz com que o professor consiga prender a atenção de seus alunos, fazendo com que os mesmos se estimulem e participem mais das aulas, desenvolvendo suas próprias capacidades, senso crítico e raciocínio. A tecnologia pode virar uma grande aliada no processo ensino-aprendizagem, basta saber como usá-la.
Acadêmica: Jheynhiffer M. P. Lux
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