quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Todos queremos ser jovens

17 comentários:

Débora Santana disse...

Débora Santana.

A juventude libertária passou a ter força após a segunda guerra mundial, sendo chamados os nascidos de 1940 à 1950 de geração baby boomer, os nascidos em 1960 à 1970 de geração X, os nascidos em 1980 chamados de geração Y e a geração millenials, sendo a contemporânea.
A juventude é um momento da vida onde ocorrem vontades, curiosidades, sonhos, planos, perspectivas, temos ferramentas nas mãos para realizarmos e desenvolvermos o que quisermos. Principalmente quando atingimos a maioridade temos o pensamento que podemos fazer e pensar tudo que quisermos, mas muitas vezes não damos muita ênfase naquilo que pais, avós ou pessoas mais velhas aconselham e o jovem passa a querer experimentar e viver, tendo uma ligação somente dele com o objeto.
Todos querem ser jovens porque é onde os sonhos são mais despertados, muitas vezes temos saúde suficiente para subirmos, descermos e nos ´´jogarmos de cabeça nas coisas``, enfrentarmos e persistirmos.
Nos anos 60 e 70 foram onde o prazer individual estava mais envolvido, o se sentir bem como estava e onde estava, as mídias e a publicidade estavam mais aguçadas, com músicas, roupas, estilos e a competitividades entre as pessoas, com o poder financeiro estava muito envolvido também.
A geração Millenials tem acesso total, pode ter um remix daquilo que foi feito anteriormente, podendo alterar, fazer e refazer muitas coisas até atingir a satisfação pessoal. Porem resulta em uma ansiedade crônica, em que com tantos acessos, pessoas, roupas, estilos, vidas, a pessoa sente-se sozinha em meio a isso tudo, ocasionando doenças, uso frequente de remédios, medos e receios. A vida atual cobra com que nos adequamos ao novo e não o novo se adeque a cada um de nós.
Muitas práticas realizadas há tempos atrás não eram entendidas, um exemplo disso são os desenhos grafitados em muros, hoje se pode entender e utilizar como trabalho e ainda aperfeiçoar com o tempo. A frase no vídeo: ´´conhecer jovens nos mantem jovens`` acredito que com essa frase a pessoa pode envelhecer de corpo, mas não de mente, que a pessoa estando sempre em contato com o novo, experimentando e utilizando resulta em uma mente ativa, a estar sempre filtrando aquilo que é importante e levando em frente, compartilhando com outras pessoas, tendo com contato com as tecnologias, mas jamais deixando de lado o contato pessoal, com isso se tem um equilíbrio da vida, não obtendo mais uso de um ou de outro, mas equilibrando, para que são resulte em uma juventude estressada, caótica, sem planos e sonhos, que consigamos continuar com as conversas na casa da vovó e os almoços em família e que tudo aquilo que temos hoje não se perca no amanhã, mas possa ser levado a diante aquilo que nos fazem sentir bem e felizes, independente de espaço, meio, mas sempre em contato com a sociedade.

Unknown disse...

O mundo vive em constante mudança, muito tempo se passou desde os anos 30,40 até os dias de hoje, e com esse passar de tempo houve evolução na história da humanidade. A juventude atual consegue expressar-se através da luta pelos seus direitos. Com o uso da Internet podemos ter acesso a diversas informações, nos comunicarmos com pessoas de qualquer lugar do mundo, e o melhor de tudo podemos aprender muito com essa ferramenta, porém soubermos usá-la deforma correta sempre fazendo filtros de tudo que está nesse lugar. Mas não podemos ser tão otimistas, devemos nos lembrar de que tudo tem “os dois lados da moeda”, essa tecnologia pode ser maravilhosa e estar a nosso favor, mas o contrário também é verídico. Não podemos estar todo momento on, pois a vida real nos espera para que possamos desfrutá-la. Os momentos da juventude tem passado por muita ansiedade, quando ao invés disso deveria estar mais relax, sonhando e buscando alcançar esses sonhos.

Unknown disse...

Muitas mudanças ocorrem desde décadas de 30 e 40, nossa sociedade mudou e muito, com as novas descobertas, as lutas por direitos, com as tecnologias a sociedade foi ganhando outra forma, outro caminho, diferentes dos tradicionais. E a cada ano que passa novas coisas acontecem e aparecem no dia a dia de nossas vidas, muitas colaboraram outras nem tanto. Com isso nossa vida ficou mais corrida, mais movimentada conseguimos ter contato com pessoas do outro lado do mundo com apenas um click. Mas não podemos esquecer das coisas simples da vida, como se desligar do mundo da tecnologia e voltar ao mundo real, pois muitos se isolam e esquecem que tem pessoas ao seu redor, sendo assim percebo o quanto e importante trabalhar este quesito em sala de aula e sua importância para o dia a dia.

Unknown disse...

E por que todos queremos ser jovens?
Porque ser jovem é ser saudável, é atraente, sexy! Hoje ser jovem é mais do que ter liberdade de expressão. é você poder ser quantas coisas e do jeito que quiser! Uma hora empresário, outra surfista, outra músico, ou um pouco dos três ao mesmo tempo. Porém há uma consequência com esse poder todo que temos: a ansiedade! Podemos falar com qualquer pessoa no mundo sobre vários assuntos sem sair do lugar, sem deixar de ser nós mesmos. Esses novos hábitos começaram lá nos anos 30-40, onde os novos comportamentos começaram a aparecer.Tiveram alto poder de compra comparado ao de seus pais. Mais além eram vistos como loucos, do prazer sem culpa. A publicidade e o marketing começou a influenciar suas vidas.
Hoje, já não há mais vergonha em ser diferente, pelo contrário, eles tem prazer em mostrar as diferenças! Procuram o prazer até mesmo em seus locais de trabalho. Podemos dizer então que para entender o mundo e suas mudanças é preciso ser JOVEM!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Edineia disse...

Por que todos queremos ser jovens?
A melhor e mais atraente fase da vida é esta, a qual somos saudáveis, explosivos e sexy. Ao longo da história obtivemos muitas conquistas e precisávamos mostrar isso, mas ainda não era o momento, tínhamos que esperar . Até que a geração Baby Boomer vem com alto poder de compra e com aspectos de convivência completamente diferente da geração dos seus pais, pois foram eles os primeiros a conquistar o direito a sermos jovens, e assim a próxima geração pode experimentar a liberdade, sendo até chamados de loucos. Por causa de tantas mudanças hoje podemos usufruir de tanta tecnologia, pois podemos estar perto, mesmo estando longe, podemos conquistar o mundo apenas com um click, temos tudo à disposição.
Mas tudo isso não tem só o lado positivo. Nos mostramos muito ansiosos e a mercê da tecnologia, no qual ser jovem é estar instintamente conectado e a procura de novas experiências, sendo um individuo cada vez mais singular.

Unknown disse...

Então... Por que todos queremos ser jovens?
Ser jovem é ser livre, ser sexy, ter liberdade de expressão, mas antes de isso acontecer teve a geração Baby boomm que iniciou com atitudes diferentes que chamavam a atenção, assim podendo dar as próximas gerações a oportunidade de fazer e ser diferente . A tecnologia tem muitos benefícios desde fazer uma simples pesquisa, como conectar-se a uma pessoa do outro lado do mundo apenas em um click, uma consequência que ultimamente está bem em evidencia é o fator ansiedade. Mas acredito que todos devemos primeiramente ter um coração jovial para poder desta maneira ter mas cor em sua vida.

Sabrina disse...

No vídeo pude observar, que ser jovem desde antes até hoje, é buscar o novo sempre, é não se acomodar, é querer sempre mais. E hoje com o avanço da tecnologia e de informações instantâneas essa busca passa a ser maior, não podemos e nem devemos ficar parado no tempo. Ficar jovem é apenas questão de "querer". E é claro que o "filtro" de informações deve ser sempre usado, absorvendo sempre o que é bom, e descartando o que não te faz bem.

Letícia Kleine disse...

A sociedade está em constantes transformações, hoje convivemos com pessoas de diferentes gerações que tem características próprias que marcaram épocas, essas gerações são chamadas de Baby Boomer, Geração X, Geração Millennials.
A primeira juventude que conquistou o direito de ser jovem foi a Baby Boomer (década 40 e 50), geração que lutou por grandes mudanças sociais. Tinha como características perceber o trabalho como uma obrigação para se ter uma vida estável, e com a hierarquia se tinha a total obediência. A comunicação neste período acontecia de forma pessoal “olhando para a pessoa”.
Com influência dos Baby Boomers, surge a Geração X (década de 60 e 70), esta juventude mostrou-se mais competitiva, em que a individualidade queria ter destaque. O trabalho era visto como necessário para vencer na vida, a hierarquia era respeitada, porém já se tinha a visão que talvez não fosse merecida. Essa geração era muito influenciada pelas marcas. Comunicação pessoal e eletrônica.
E então nasce a nova geração Millennials, juventude que tem acesso a tecnologia, tudo é muito rápido, os jovens conseguem fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo, são ansiosos. A informação chega de várias fontes. O trabalho precisa trazer prazer e satisfação, a hierarquia existe se a pessoa mostrar que merece ser líder. E a comunicação passou a ser online, por meio de facebook, whats, twitter. Os jovens querem expor seus pensamentos, ousar nas vestimentas e trazem consigo hábitos alimentares diferenciados. Geração que quer conforto e qualidade de vida.
E podemos perceber que com a globalização o mundo está se modificando rapidamente e a escola precisa acelerar o passo para acompanhar estas mudanças. E para tornar a escola um espaço atrativo e dinâmico para esta geração ansiosa, faz-se necessário utilizar a tecnologia como ferramenta pedagógica. Também não basta encher os alunos de informação, pois eles já vem com esta bagagem, é necessário ensiná-los a filtrar estas informações e transformá-las em conhecimento a partir da mediação do professor. A escola precisa formar sujeitos que tenham habilidades e competências para lidar com os avanços tecnológicos que estão num ritmo cada vez mais acelerado.

Acadêmica: Letícia Maise Kleine

Aline disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Aline disse...

Nossa sociedade vem sofrendo rupturas significantes em diferentes áreas sociais, percebemos em nosso cotidiano os avanços e transformações que vem acontecendo rapidamente. Com o advento da internet tudo se modificou e com apenas um click pode-se obter diferentes informações e se viver em diferentes mundos, é algo fascinante que permite a todas as pessoas mergulharem em um mundo de informações diferenciadas, a se conectarem com diversas pessoas, a estudarem diferentes áreas do conhecimento, com certeza a internet está presente para revolucionar a forma pessoas viverem, pensarem e aprenderem. Mas diante dessas modificações sociais e de uma ferramenta que hoje é essencial para aprendizagem nos perguntamos será que nossas escolas estão preparadas para lidar com essa geração tecnológica? Será que compreendemos essa forma dinâmica que nossos jovens aprendem? Qual será a função da escola na sociedade de hoje? Esse são questionamentos que nós levam e reflexão e a compreensão que é imprescindível que a escola acompanhe essas evoluções, que esteja conectada as transformações. As nossas escolas atualmente estão atrasadas em relação a essas modificações, mas ainda há tempo de aguçar os nossos educandos, de tornar a escola um ambiente que desperte a paixão em aprender, temos que nos aliar ao advento da internet e fazer dele o nosso grande parceiro para processo de aprendizagem dos nossos jovens.

Anônimo disse...

Várias modificações aconteceram em nossa sociedade, desde a primeira juventude chamada de Baby Boomers, até a Geração X e Geração Millennials. Cada geração fez diferente, de acordo com o momento em que viviam. Na geração de hoje, ser jovem é fazer várias coisas ao mesmo tempo. E também ser tudo ao mesmo tempo, como: surfista, nerd, rockeiro e entre outros. Ser diferente, é ser totalmente normal.
Hoje a juventude Millennials se dá pela tecnologia, podemos conversar com pessoas que moram mundo longe, podemos estar por dentro das noticiais do mundo todo e ter ingresso a muitas outras coisas. Temos tudo em nossa volta! Essa informação é acessível a todas as pessoas, cabe à escola ensinar os alunos a escolher e modificar em conhecimento.

Acadêmica: Tharielle Balland

Unknown disse...

Ser jovem é fantástico, acredito que é o momento da vida do ser humano em que se vive sonhando e onde é construído novas maneiras de viver, de se socializar e de construir novas possibilidades de se viver. Vi no vídeo que cada época havia seus ideais e hoje em dia não é diferente, a juventude atual tem seu desejo de mudança, de ser diferente e ao mesmo tempo ser igual, como em qualquer juventude. Essa juventude atual, realmente está conectada 24 horas a internet, isso acaba se tornando algo muito bom para as relações interpessoais. Está se perdendo o contato olho a olho, e os adultos que não se conectam nessa nova ferramenta do saber, perde não somente a conexão com o mundo, mas também com os jovens que estão ao seu redor. Professores, gestores, pedagogos devem estar atentos a essa nova tecnologia para poder mediar as informações que chegam a esses educandos para então, transformar essas informações em conhecimento. Vejo que a comunidade escolar está se apropriando dessa nova ferramenta para que o aluno se sinta conectado a escola também mesmo estando fora dela, através de blogs e redes sociais. Mas, ainda existe muito a fazer, a conhecer, a descobrir juntos desses alunos, e cabe a nós professores ajuda-los a descobrir o mundo de maneira consciente.

Rayane disse...

Várias modificações aconteceram em nossa sociedade, desde a década de 30 e 40 com a geração Baby Boomers que com atitudes diferenciadas que chamavam a atenção, assim podendo dar as próximas gerações a oportunidade de mudanças.Desta forma acredito que para entender o mundo é preciso ser Jovem, pensar como jovem

Sueli Siumara Mendes disse...

Na década de 40 e 50 , a geração era mais reservada, os então chamados Baby Boomer, que significa Explosão de Bebês, referindo-se aos filhos da segunda-guerra mundial considerando esta geração até 1964. Já a geração "X" surgiu na época dos anos 70, e foi invenrtada pelo fotógrafo da Magnum, Robert Capa, pois significava como sendo um grupo de jovens aparentemente sem identidade, onde era possível a rebeldia, o rock, as relações sexuais antes do casamento, a falta de fé, o desrespeito aos pais, sendo considerada uma cultura acelerada, pois queriam mais era ser feliz , ter sua independência e viver em sociedade.

Sueli Siumara Mendes disse...

Na década de 40 e 50 , a geração era mais reservada, os então chamados Baby Boomer, que significa Explosão de Bebês, referindo-se aos filhos da segunda-guerra mundial considerando esta geração até 1964. Já a geração "X" surgiu na época dos anos 70, e foi invenrtada pelo fotógrafo da Magnum, Robert Capa, pois significava como sendo um grupo de jovens aparentemente sem identidade, onde era possível a rebeldia, o rock, as relações sexuais antes do casamento, a falta de fé, o desrespeito aos pais, sendo considerada uma cultura acelerada, pois queriam mais era ser feliz , ter sua independência e viver em sociedade.Pois a juventude é a melhor faze de nossas vida.

Fernanda Vieira dos Santos disse...

O mundo vem passando por diferentes modificações e com isso nossa sociedade também esta se transformando, com as novas tecnologias que cada dia vai ganhando mais espaço em nosso cotidiano. Em um simples click podemos obter muitas informações, conhecer outros lugares e ter novos contatos. Com a geração atual tudo é muito rápido, o que gera um grande excesso de informações, fazendo com que nos da nova geração, busquem analisar muito bem o que se vê e se escuta. Devemos ser realistas e compreender as novas mudanças.