Vamos refletir sobre as redes sociais na educação!
Após assistir o vídeo e discutir com seus pares sobre o tema, como poderíamos usar de forma coerente este poderoso recurso na escola?
De sugestões de uso para o gestor escolar e para o professor.
12 comentários:
Anônimo
disse...
Atualmente, as redes sociais passam a fazer parte do cotidiano dos alunos desde os anos iniciais. E essa é uma realidade que não tem volta. Mais do que entreter, as redes podem se tornar ferramentas de interação valiosas para auxiliar o professor em seu trabalho em sala de aula, desde que bem utilizadas. As redes sociais potencializam as atividades que se realizam em grupo, pois por meio delas os alunos podem se relacionar com outros alunos da mesma escola ou de instituições de diferentes locais e/ou cidades. Pode haver produção coletiva de conhecimento, numa espécie de rede cooperativa de aprendizagem. As redes sociais, usadas com responsabilidade e consciência do fazer pedagógico, vão ajudar a fazer da sala de aula um ambiente mais interativo e dialógico, pois o modelo tradicional de comunicação, na qual o professor fala e o aluno ouve, pode ser substituído pelo modelo das redes em que todos os sujeitos podem ter o direito de se expressar. Cabe ao professor mediar o aprendizado e torná-lo mais atrativo e interessante para os alunos. As redes sociais, bem mais do que aguçar a curiosidade do aluno em relação ao que está sendo ensinado ajudam a prepará-lo para o mundo em que se espera que ele conheça muito além dos conteúdos escolares.
O uso das redes sociais aproxima as pessoas, porém quando não utilizada de maneira adequada, expõe a intimidade individual. Na escola é importante ressaltar e conscientizar a todos sobre o que se postar e quais as consequências destas para a vida. Uma exposição exagerada pode causar constrangimento e uma falsa impressão de popularidade. Muitas pessoas acreditam que ter vários amigos nas redes sociais os tornam sociáveis, entretanto cresce o número de indivíduos solitários, tristes, depressivos, pois melhor do que qualquer conversa virtual é o "face to face", ou seja, olho no olho.
Claudia Monteiro Roque Vanessa Vieira Gutstein Viviani dos Santos Vailati
Como mostra o vídeo as redes sociais promovem um excesso de exposição das pessoas além de um exagero de futilidades, no entanto, é uma importante ferramenta de comunicação, professores podem trocar informações e experiências e troca de materiais e pesquisas, essas podem ser tanto com os colegas de trabalho como com profissionais que estão distantes, as barreiras geográficas desaparecem, é afinidade aparece pelo interesse comum. Os alunos recebem uma enxurrada de informações, mas nem sempre sabem filtrar ou direcionar o conhecimento, é fato que há em muitas vezes uma fuga do mundo real, no entanto, bem aproveitado as redes sociais podem ser utilizadas pelos educadores para motivar os alunos, oportunizando a busca do saber dentro de um campo que ele domina. Adriano Custodio Fermiano. Gilmara dos Santos. Noemi da Silva.
O Facebook, ao meu ver, possibilita uma série de mecanismos de socialização, cujo manuseio pode ser completamente configurado pelo usuário como este bem o quiser. Há uma série de cuidados que um professor ou gestor deve tomar quando possui uma conta no Facebook; alguns deles referem-se à exposição de preferências e pontos de vista pessoais que se sobressaiam ao seu ambiente de trabalho; o simples compartilhamento de uma piada com algum conteúdo mais polêmico pode causar uma discussão entre pais, alunos e até direção. Por isso, há várias escolhas possíveis de configuração que podem ajudar a 'separar' a vida pessoal da vida profissional do professor, como customizar a audiência de postagens, distinguir grupos de amigos mais próximos, ou até a não aceitação de solicitações de 'amizades' de alunos, pais, e/ou colegas de trabalho, o que facilita ainda mais o processo e 'limpa' e seleciona o conteúdo que se faz visível. Dessa forma, a exposição nas redes sociais se torna mais uma questão de escolha e bom senso, do que uma armadilha.
As redes sociais devem ser utilizadas como ferramenta a ser apropriada pela Escola no sentido de aproximar, promover a participação de alunos, professores e pais de alunos. O compartilhamento de informações sob moldes corporativos faz dos diversos meios eletrônicos mecanismos atraentes quando incluídos no planejamento organizacional da Gestão. Enquanto possibilidade de aprimoramento das técnicas e estrategias de ensino, as redes sociais se revelam mecanismos de pesquisa, produção e distribuição de informação relevantes e indispensáveis. O receio de muitos educadores talvez seja a ausência de prática, interesse e motivação para que haja a devida assimilação e incorporação das TIC's dentro do cotidiano escolar
No contexto atual as pessoas estão se expondo de maneira excessiva nas redes sociais, e consequentemente estão deixando sua vida pessoal, familiar e profissional abertas a todos. Isso é preocupante, e corre-se o risco de gerar situações desagradáveis no futuro. Uma das questões que podemos citar como exemplo são os falsos sequestros relâmpagos. Nesses sequestros alguém visualiza no facebook a foto de seu filho por exemplo, e liga pra sua casa mencionando os dados dos mesmos a família pelo telefone. Questões como #partiu, #viajando, #estousozinha também podem se tornar uma ameaça eminente. Vale ressaltar que nossas crianças estão inseridas neste universo tecnológico e também se comportam desta maneira. As famílias, tanto quanto as crianças, devem ser orientadas para o uso seguro desta rede social e a escola, por sua vez, pode e deve ter a função social de orientar as famílias. RUTH E JOSIANE
Franciele Schwarz, Fernanda Moraes, Ana da Cunha
disse...
Com as redes sociais podemos criar diversos grupos com toda a comunidade escolar para auxiliar na comunicação, na troca de experiências como também na exposição de ideias e atividades. Gestores podem se comunicar com professores. Professores podem expor suas ideias e experiências para outros professores como também para os pais e familiares de seus alunos. Utilizar as redes sociais para relembrar compromissos, como também para dar e receber informações é interessantíssimo, em algumas grandes escolas essa experiência é diária com a agenda individual e eletrônica. Mais para tudo isso funcionar de uma maneira adequada devemos manter a coerência das palavras e dos assuntos abordados, lembrando-se sempre da ética que deve existir dentro e fora do ambiente escolar.
As redes sociais são uma importante ferramenta de comunicação, compartilhamento e até de pesquisa dentro do ambiente escolar. Desde que usada de forma consciente e responsável por alunos e professores, o facebook, twitter, instagram, blog, whatsApp, entre outros, podem otimizar e inovar o planejamento e o desenvolvimento das aulas. Cabe ao gestor escolar oportunizar e viabilizar que os recursos tecnológicos estejam à disposição na escola, bem como compreenda que estas são ferramentas que compõe o mundo contemporâneo, do qual a escola protagonizada pela geração Z faz parte. O gestor escolar pode se apropriar das redes sociais para se relacionar com a comunidade escolar, compartilhando seus projetos, buscando parcerias, organizando e divulgando eventos escolares e motivando os pais a participarem da vida escolar de seus filhos. Os professores podem utilizar as redes sociais para fazer pesquisas, participar de grupos de estudos globalizados e formar seus próprios grupos de estudos com seus alunos e/ou com seus pares, rompendo fronteiras e ampliando seu repertório de conhecimento, bem como as suas relações. É preciso uma boa reflexão sobre esse tema na escola antes de proibir a entrada desses recursos na sala de aula. Precisamos discutir e aproveitar todas as facilidades e benefícios dessa inovação em prol da qualidade do processo ensino e aprendizagem.
Cabe ao educador fazer com que os alunos sintam-se motivados a adquirir o conhecimento que tanto precisam, portanto o professor deve fazer das redes sociais sua aliada no processo ensino- aprendizagem. A ferramenta está aí, e é usada constantemente pelos alunos, então por que não utilizar em sala de aula? O professor deve estimular maneiras criativas de uso, como por exemplo criar grupos de estudo, de discussão e troca de ideias, desafiar os alunos. Entretanto alguns cuidados devem ser tomados, algumas regras estabelecidas e as verdadeiras intenções de se utilizar as redes sociais devem estar claras aos pais, para não serem interpretadas de maneira errada, por fim devemos unir toda a equipe escolar neste processo para que todos tenham acesso, mesmo os que ainda resistem a essas tecnologias.
Devemos ter alguns cuidados para não expor nossa vida pessoal nas redes sociais, pois algumas pessoas se expõem demais, postando fotos de sua casa, seus pertences, viagens. E pior, muitas até avisam quando estarão viajando dando todas as dicas para que pessoas mal-intencionadas possam agir. Muitos postam suas fotos e de familiares, mas fotos com muitas informações, como nome, local, datas, eventos, local de trabalho etc. É expor demais a segurança da família, pois qualquer um pode além de usar os dados, copiar as fotos e usá-las indevidamente. Existem pessoas que falam para todo mundo o que pensam, mas este é um grande perigo que se corre. Pois a pessoa pode inverter a situação até mesmo usando a postagem como prova de injuria de difamação. Para que situações como estas não ocorram, são necessários alguns cuidados que devemos ter ao navegar pelas redes sociais e internet. Para toda causa há uma consequência, por isso utilize a tecnologia de forma consciente.
Alexandra Faedo Leandra Guerra Liliane Teles Ferreira
A tecnologia é uma ferramenta que nos proporciona cada vez mais estar em contato não só com os acontecimentos ao nosso redor mas também com o mundo. No ambiente escolar a tecnologia é um meio de comunicação que nos proporciona estar em contato com diversas informações tanto de mundo como para aprimorar o conhecimento pois as redes sociais permitem que o professor centralize todas suas atividades em um único local. Os recursos tecnológicos perneiam as atividades humanas, de tal forma que podemos nos comunicar, divertir, trabalhar, realizar compras efetuar pagamentos e nos relacionar com pessoas que estejam distantes geograficamente e essa comunicação proporcionado pela internet nos promove relacionamentos denominada rede social digital. Cada vez mais pessoas se comunicam nas redes sociais e precisam ter cuidado com as veiculações de informações sobre sua vida que acabam nos expondo e assim perdendo a privacidade. No entanto como um recurso de aprendizagem é muito importante pois alunos e professores podem fazer debates sobre atualidades, fixar através de atividades lúdicas (jogos) determinado conteúdo, análise de determinado. O professor frente a este novo cenário tecnológico passa a dispor de muitos recursos que estimulará a participação de seus alunos que se tornará mais participativo, colaborando e expondo suas aprendizagens de forma significativa. Deusa Joana
Nos dias atuais as redes sociais podem ser uma faca de dois gumes, podendo ser usada de forma negativa onde expõe suas particularidades de forma extrema, ou positivamente onde todos, professor, alunos, pais, comunidades trocam ideias, propostas, informações e aprendizados, conectando no espaço da era digital. Em sala de aula, os alunos aprendem a compartilhar opiniões frequentes. Onde o professor tem o papel de delimitar regras e estimular os alunos a debates, enquetes ou notícias, que ultrapassa os muros da escola e provam ser ótimas formas de se trabalhar linguagens e formatos diferentes de conexões com a sociedade. Marlon Rumpf Vânia da costa Gama Schlichting
12 comentários:
Atualmente, as redes sociais passam a fazer parte do cotidiano dos alunos desde os anos iniciais. E essa é uma realidade que não tem volta. Mais do que entreter, as redes podem se tornar ferramentas de interação valiosas para auxiliar o professor em seu trabalho em sala de aula, desde que bem utilizadas.
As redes sociais potencializam as atividades que se realizam em grupo, pois por meio delas os alunos podem se relacionar com outros alunos da mesma escola ou de instituições de diferentes locais e/ou cidades. Pode haver produção coletiva de conhecimento, numa espécie de rede cooperativa de aprendizagem. As redes sociais, usadas com responsabilidade e consciência do fazer pedagógico, vão ajudar a fazer da sala de aula um ambiente mais interativo e dialógico, pois o modelo tradicional de comunicação, na qual o professor fala e o aluno ouve, pode ser substituído pelo modelo das redes em que todos os sujeitos podem ter o direito de se expressar.
Cabe ao professor mediar o aprendizado e torná-lo mais atrativo e interessante para os alunos. As redes sociais, bem mais do que aguçar a curiosidade do aluno em relação ao que está sendo ensinado ajudam a prepará-lo para o mundo em que se espera que ele conheça muito além dos conteúdos escolares.
Cassiana Egg Thiele e Dalva Maria Alves
O uso das redes sociais aproxima as pessoas, porém quando não utilizada de maneira adequada, expõe a intimidade individual. Na escola é importante ressaltar e conscientizar a todos sobre o que se postar e quais as consequências destas para a vida. Uma exposição exagerada pode causar constrangimento e uma falsa impressão de popularidade. Muitas pessoas acreditam que ter vários amigos nas redes sociais os tornam sociáveis, entretanto cresce o número de indivíduos solitários, tristes, depressivos, pois melhor do que qualquer conversa virtual é o "face to face", ou seja, olho no olho.
Claudia Monteiro Roque
Vanessa Vieira Gutstein
Viviani dos Santos Vailati
Como mostra o vídeo as redes sociais promovem um excesso de exposição das pessoas além de um exagero de futilidades, no entanto, é uma importante ferramenta de comunicação, professores podem trocar informações e experiências e troca de materiais e pesquisas, essas podem ser tanto com os colegas de trabalho como com profissionais que estão distantes, as barreiras geográficas desaparecem, é afinidade aparece pelo interesse comum.
Os alunos recebem uma enxurrada de informações, mas nem sempre sabem filtrar ou direcionar o conhecimento, é fato que há em muitas vezes uma fuga do mundo real, no entanto, bem aproveitado as redes sociais podem ser utilizadas pelos educadores para motivar os alunos, oportunizando a busca do saber dentro de um campo que ele domina.
Adriano Custodio Fermiano.
Gilmara dos Santos.
Noemi da Silva.
Charlotte Eloise Proença
O Facebook, ao meu ver, possibilita uma série de mecanismos de socialização, cujo manuseio pode ser completamente configurado pelo usuário como este bem o quiser. Há uma série de cuidados que um professor ou gestor deve tomar quando possui uma conta no Facebook; alguns deles referem-se à exposição de preferências e pontos de vista pessoais que se sobressaiam ao seu ambiente de trabalho; o simples compartilhamento de uma piada com algum conteúdo mais polêmico pode causar uma discussão entre pais, alunos e até direção. Por isso, há várias escolhas possíveis de configuração que podem ajudar a 'separar' a vida pessoal da vida profissional do professor, como customizar a audiência de postagens, distinguir grupos de amigos mais próximos, ou até a não aceitação de solicitações de 'amizades' de alunos, pais, e/ou colegas de trabalho, o que facilita ainda mais o processo e 'limpa' e seleciona o conteúdo que se faz visível. Dessa forma, a exposição nas redes sociais se torna mais uma questão de escolha e bom senso, do que uma armadilha.
As redes sociais devem ser utilizadas como ferramenta a ser apropriada pela Escola no sentido de aproximar, promover a participação de alunos, professores e pais de alunos.
O compartilhamento de informações sob moldes corporativos faz dos diversos meios eletrônicos mecanismos atraentes quando incluídos no planejamento organizacional da Gestão.
Enquanto possibilidade de aprimoramento das técnicas e estrategias de ensino, as redes sociais se revelam mecanismos de pesquisa, produção e distribuição de informação relevantes e indispensáveis.
O receio de muitos educadores talvez seja a ausência de prática, interesse e motivação para que haja a devida assimilação e incorporação das TIC's dentro do cotidiano escolar
No contexto atual as pessoas estão se expondo de maneira excessiva nas redes sociais, e consequentemente estão deixando sua vida pessoal, familiar e profissional abertas a todos. Isso é preocupante, e corre-se o risco de gerar situações desagradáveis no futuro. Uma das questões que podemos citar como exemplo são os falsos sequestros relâmpagos. Nesses sequestros alguém visualiza no facebook a foto de seu filho por exemplo, e liga pra sua casa mencionando os dados dos mesmos a família pelo telefone. Questões como #partiu, #viajando, #estousozinha também podem se tornar uma ameaça eminente. Vale ressaltar que nossas crianças estão inseridas neste universo tecnológico e também se comportam desta maneira. As famílias, tanto quanto as crianças, devem ser orientadas para o uso seguro desta rede social e a escola, por sua vez, pode e deve ter a função social de orientar as famílias. RUTH E JOSIANE
Com as redes sociais podemos criar diversos grupos com toda a comunidade escolar para auxiliar na comunicação, na troca de experiências como também na exposição de ideias e atividades.
Gestores podem se comunicar com professores. Professores podem expor suas ideias e experiências para outros professores como também para os pais e familiares de seus alunos.
Utilizar as redes sociais para relembrar compromissos, como também para dar e receber informações é interessantíssimo, em algumas grandes escolas essa experiência é diária com a agenda individual e eletrônica.
Mais para tudo isso funcionar de uma maneira adequada devemos manter a coerência das palavras e dos assuntos abordados, lembrando-se sempre da ética que deve existir dentro e fora do ambiente escolar.
As redes sociais são uma importante ferramenta de comunicação, compartilhamento e até de pesquisa dentro do ambiente escolar. Desde que usada de forma consciente e responsável por alunos e professores, o facebook, twitter, instagram, blog, whatsApp, entre outros, podem otimizar e inovar o planejamento e o desenvolvimento das aulas.
Cabe ao gestor escolar oportunizar e viabilizar que os recursos tecnológicos estejam à disposição na escola, bem como compreenda que estas são ferramentas que compõe o mundo contemporâneo, do qual a escola protagonizada pela geração Z faz parte.
O gestor escolar pode se apropriar das redes sociais para se relacionar com a comunidade escolar, compartilhando seus projetos, buscando parcerias, organizando e divulgando eventos escolares e motivando os pais a participarem da vida escolar de seus filhos.
Os professores podem utilizar as redes sociais para fazer pesquisas, participar de grupos de estudos globalizados e formar seus próprios grupos de estudos com seus alunos e/ou com seus pares, rompendo fronteiras e ampliando seu repertório de conhecimento, bem como as suas relações.
É preciso uma boa reflexão sobre esse tema na escola antes de proibir a entrada desses recursos na sala de aula. Precisamos discutir e aproveitar todas as facilidades e benefícios dessa inovação em prol da qualidade do processo ensino e aprendizagem.
Izabella Cardoso
Rosane Mari dos Reis
Cabe ao educador fazer com que os alunos sintam-se motivados a adquirir o conhecimento que tanto precisam, portanto o professor deve fazer das redes sociais sua aliada no processo ensino- aprendizagem. A ferramenta está aí, e é usada constantemente pelos alunos, então por que não utilizar em sala de aula? O professor deve estimular maneiras criativas de uso, como por exemplo criar grupos de estudo, de discussão e troca de ideias, desafiar os alunos.
Entretanto alguns cuidados devem ser tomados, algumas regras estabelecidas e as verdadeiras intenções de se utilizar as redes sociais devem estar claras aos pais, para não serem interpretadas de maneira errada, por fim devemos unir toda a equipe escolar neste processo para que todos tenham acesso, mesmo os que ainda resistem a essas tecnologias.
Jaqueline e Ana Paula
Devemos ter alguns cuidados para não expor nossa vida pessoal nas redes sociais, pois algumas pessoas se expõem demais, postando fotos de sua casa, seus pertences, viagens. E pior, muitas até avisam quando estarão viajando dando todas as dicas para que pessoas mal-intencionadas possam agir.
Muitos postam suas fotos e de familiares, mas fotos com muitas informações, como nome, local, datas, eventos, local de trabalho etc. É expor demais a segurança da família, pois qualquer um pode além de usar os dados, copiar as fotos e usá-las indevidamente.
Existem pessoas que falam para todo mundo o que pensam, mas este é um grande perigo que se corre. Pois a pessoa pode inverter a situação até mesmo usando a postagem como prova de injuria de difamação.
Para que situações como estas não ocorram, são necessários alguns cuidados que devemos ter ao navegar pelas redes sociais e internet.
Para toda causa há uma consequência, por isso utilize a tecnologia de forma consciente.
Alexandra Faedo
Leandra Guerra
Liliane Teles Ferreira
A tecnologia é uma ferramenta que nos proporciona cada vez mais estar em contato não só com os acontecimentos ao nosso redor mas também com o mundo. No ambiente escolar a tecnologia é um meio de comunicação que nos proporciona estar em contato com diversas informações tanto de mundo como para aprimorar o conhecimento pois as redes sociais permitem que o professor centralize todas suas atividades em um único local. Os recursos tecnológicos perneiam as atividades humanas, de tal forma que podemos nos comunicar, divertir, trabalhar, realizar compras efetuar pagamentos e nos relacionar com pessoas que estejam distantes geograficamente e essa comunicação proporcionado pela internet nos promove relacionamentos denominada rede social digital. Cada vez mais pessoas se comunicam nas redes sociais e precisam ter cuidado com as veiculações de informações sobre sua vida que acabam nos expondo e assim perdendo a privacidade. No entanto como um recurso de aprendizagem é muito importante pois alunos e professores podem fazer debates sobre atualidades, fixar através de atividades lúdicas (jogos) determinado conteúdo, análise de determinado. O professor frente a este novo cenário tecnológico passa a dispor de muitos recursos que estimulará a participação de seus alunos que se tornará mais participativo, colaborando e expondo suas aprendizagens de forma significativa.
Deusa Joana
Nos dias atuais as redes sociais podem ser uma faca de dois gumes, podendo ser usada de forma negativa onde expõe suas particularidades de forma extrema, ou positivamente onde todos, professor, alunos, pais, comunidades trocam ideias, propostas, informações e aprendizados, conectando no espaço da era digital. Em sala de aula, os alunos aprendem a compartilhar opiniões frequentes. Onde o professor tem o papel de delimitar regras e estimular os alunos a debates, enquetes ou notícias, que ultrapassa os muros da escola e provam ser ótimas formas de se trabalhar linguagens e formatos diferentes de conexões com a sociedade.
Marlon Rumpf
Vânia da costa Gama Schlichting
Postar um comentário