Interessante e muito bom saber que o Brasil tem projetos envolvendo a tecnologia e como elas ajudaram os professores e os alunos na aprendizagem. Como e citado no vídeo, a tecnologia não e uma coisa nova e não vem somente para melhorar a aprendizagem do aluno, mas sim para fazer parte da vida dele, já que no mercado de trabalho essa e uma ferramenta essencial. Para isso precisamos cada vez mais traze-las para a sala de aula, montar projetos, trocar conhecimentos com todos da escola, já que os que se saem melhor poderão ajudar os outros, trazendo assim uma aprendizagem muito mais significativa para ambos.
Esse vídeo e o texto complementar trabalhado em sala me fez pensar na necessidade de se inserir na grade curricular de formação de professores a matriz de tecnologias digitais. Não há como um educador fugir de um elemento tão presente e que se reinventa a cada dia. Os aprendizes devem encontrar nos recursos utilizados em sala de aula algo mais ou tão atrativo quanto eles podem encontrar no conforto de suas cápsulas virtuais. Para isso, é necessário a formação continuada dos profissionais e o interesse dos mesmos em abrir-se ao tempo do 'atualizar-se', tão comum e agente fundamental na vida dos educandos.
As mudanças pela quais os avanços tecnológicos impuseram a sociedade mundial são inegáveis e cada vez mais cotidiana. O que difere o atual cenário dos séculos e décadas anteriores é a forma e agilidade como os avanços tecnológicos ocorrem. É indiscutível que a atua geração de alunos nasceu e vive dependente de ferramentas tecnológicas, e que ao ir para escola encontram um espaço cada vez mais distante de seu habitat. As amarras sempre impostas a escola, agora convivem como o obstáculo de professores que não dominam a tecnologia e alunos que fazem desses meios hábitos diários. Os professores têm nas mãos possibilidades infinitas de um mundo que pode despertar o aluno pesquisador, criativo e crítico, é necessário saber explorar a ferramenta disponível, mais que “joguinhos” de clicar e pesquisas na Wikipédia, essas ferramentas podem ser desafiadoras, a dificuldade ocorre quando o primeiro a desistir do desafio é o professor, esse não precisa dominar “tudo” afinal boa parte o aluno já sabe, cada um entra no processo com aquilo que domina.
A adoção das tecnologias na educação é uma consequência da evolução da humanidade, foram estratégias que surgiram para suprir uma necessidade ao longo do tempo. Ela nos traz acessibilidade, economia de tempo, comodidade bem como conectividade, ou seja, um conteúdo se une ao outro. Sendo assim, podemos observar que a tecnologia é um facilitador educacional e a escola, por sua vez, pode se tornar um diferencial neste âmbito.(RUTH E JOSIANE)
Atualmente, não conseguimos nos imaginar vivendo num mundo onde não há tecnologias; pois, nos acostumamos com aquilo que facilita o nosso dia a dia: geladeira, máquina de lavar, televisão, carro, ar condicionado, injeção eletrônica, celular, etc. No entanto, se pensarmos na Educação o avanço no uso das tecnologias em favor da aprendizagem é bastante lento para uma geração de alunos nativos digitais. No momento atual, há uma incompatibilidade entre o currículo que continua tradicional e as tecnologias de última geração. A inserção das novas tecnologias no ambiente educacional é algo de extrema importância na sociedade atual, mas é preciso que o professor seja mediador deste processo, levando os educandos a refletirem sobre as oportunidades de aprendizagem neste ambiente (internet). (Cassiana e Dalva)
O mundo não para! A grande maioria, se não todas as nossas ações giram em torno da evolução, dos avanços cotidianos que acontecem. A cada dia nos surpreendemos dentro e fora do ambiente escolar com o desenvolvimento dos nossos educandos, a tecnologia está aí e ela não pode passar despercebida, precisamos utiliza -lá como uma ALIADA. Adotar as tecnologias digitais como tantas outras na educação nos possibilita uma qualidade, um estimulo e um prazer no processo ensino-aprendizado. É um diferencial necessário na geração em que estamos vivendo.
As mudanças pela quais os avanços tecnológicos impuseram a sociedade mundial são inegáveis e cada vez mais cotidiana. O que difere o atual cenário dos séculos e décadas anteriores é a forma e agilidade como os avanços tecnológicos ocorrem. É indiscutível que a atua geração de alunos nasceu e vive dependente de ferramentas tecnológicas, e que ao ir para escola encontram um espaço cada vez mais distante de seu habitat. As amarras sempre impostas a escola, agora convivem como o obstáculo de professores que não dominam a tecnologia e alunos que fazem desses meios hábitos diários. Os professores têm nas mãos possibilidades infinitas de um mundo que pode despertar o aluno pesquisador, criativo e crítico, é necessário saber explorar a ferramenta disponível, mais que “joguinhos” de clicar e pesquisas na Wikipédia, essas ferramentas podem ser desafiadoras, a dificuldade ocorre quando o primeiro a desistir do desafio é o professor, esse não precisa dominar “tudo” afinal boa parte o aluno já sabe, cada um entra no processo com aquilo que domina (Adriano e Vânia)
Agregar tecnologias digitais na educação de nossas crianças, vai muito além de otimizar a aprendizagem utilizando a internet como ferramenta de pesquisa e informação; mas sim, oferecer aos alunos uma perspectiva de aprendizagem interdisciplinar onde as informações dialogam entre si. Ou seja, fazer com o que os alunos transformem essas informações tão dinâmicas em conhecimento que seja significativo e aplicável no seu cotidiano. As tecnologias se atualizam e se aperfeiçoam numa velocidade cada vez maior, e nós professores, não podemos correr o risco de “ficarmos para trás”. Neste contexto, é necessário que o professor tenha uma postura aberta e dinâmica, estando preparado para mediar com o aluno essa transformação de informação em conhecimento, preparando-o para os desafios colocados pela nossa sociedade.
O texto nos mostra a revolução da tecnologia em diversos contextos do cotidiano. São tecnologias que nos auxiliam a todo instante como em casa, no trabalho, no entretenimento etc. E na educação não poderia ser diferente, pois as crianças e os jovens são cada vez mais atraídos pelo mundo da tecnologia digital. Para que a educação não fique ultrapassada se faz necessário inserir esta ferramenta na vida escolar do aluno. O professor pode aproveitar suas aulas com criatividade usando esse recurso para tornar suas aulas mais atraentes e estimulantes. É preciso ter cautela ao usar as tecnologias na escola com clareza dos objetivos educacionais sendo que o curriculo que estamos trabalhando deve ser capaz de identificar os conteúdos que são relevantes e façam sentido para os alunos. Alunas: Alexandra Faedo, Leandra Guerra, Liliane Teles.
O Que Justifica A Adoção de Tecnologias Digitais na Educação? A adoção das tecnologias nos dias atuais é algo irreversível dentro de nossa sociedade. Como uma ferramenta um facilitador para o professor. Maneiras como usa-las dentro de um processo educativo com objetivos estabelecidos para nossos alunos é nosso grande desafio. Buscar mudanças dentro da nossa prática, com algo atrativo ao aluno que desperte a vontade de aprender. O professor precisa mediar esse processo levando os alunos a refletir sobre as oportunidades de aprendizagem e as possibilidades do uso das tecnologias de forma que esse conhecimento possibilite outras aprendizagens. Cláudia e Ana da Cunha
O professor é peça fundamental no uso da tecnologia, ele precisa ser mediador para que o aluno não perca o foco do processo ensino-aprendizagem. A metodologia de ensino deve ser repensada, pois não devemos usar a tecnologia para “coisas velhas”. Podemos citar um exemplo para o mundo ao qual vivemos o que seria mais importante? Dominar o uso da calculadora ou preencher vários cadernos com exercícios repetitivos? Devemos criar oportunidades de uso significativo da tecnologia, usando-a como aliada para desenvolvimento de estratégias de ensino criativas e desafiadoras. (Ana Paula e Jaqueline)
O mundo convive com a tecnologia desde a existência da humanidade, contudo estamos em uma era determinante para mudanças na era tecnológica, contudo temos procurar algum meio de termos uma inovação escolar determinante na era digital, já que mudança muito expressiva criaria muitas adversidades em um campo muito atrasado em relação as demais áreas profissionais e de mercado. Penso que temos que buscar meios e subsídios para explorar esse campo já explorado pelos alunos e pouco utilizado em sala de aula!
O que justifica a adoção de tecnologias digitais na educação?
A sociedade está em constante e rápida evolução no que diz respeito às novas tecnologias. No entanto a escola não acompanha esse ritmo, e utiliza das mesmas estratégias tradicionais de sempre, que visam ensinar “tudo” sendo que, esse tudo pode ser encontrado em diferentes mídias, basta que se busque. A geração que hoje frequenta a escola, ou nasceu, ou foi exposta às tecnologias digitais. No entanto essa mesma escola permaneceu em seus velhos conceitos de ensinar, não se atentando para a transformação da sociedade e sua necessidade de cidadãos que consigam ajudar nessa evolução. Tendo fundamental função de contribuir com a comunidade, a escola precisa mudar criando oportunidades para que os alunos aprendam a lidar com as tecnologias digitais. Todavia, não adianta inserir equipamentos tecnológicos numa escola “doente” que não revitaliza seu currículo, não se preocupa em ter o aluno como centro da aprendizagem, que não define objetivos coerentes com o exercício da cidadania plena.
O uso das Tecnologias de informação e comunicação feita pelas Escolas de Ensino Básico são consideradas inovadoras e esboçam uma importância que eleva as possibilidades sobre o aprendizado acerca dos conteúdos. As Instituições de Ensino que aderirem a estas novas formas de fazer aula podem ter seus horizontes de ensino expandidos. É muito interessante e instigante pensar nas TIC's alem de uma mera oportunidade de desenvolver novas formas de ensino. Usar destas novas ferramentas pode ser considerado um marco referencial na evolução da educação nas Escolas. Mais que uma possibilidade, uma forma diferente de proporcionar aos nossos adolescentes, podemos pensar na educação através da leitura de mundo a de nossos alunos
A escola deve acompanhar as mudanças tecnológicas que vem transformando as gerações, descontinuando o conceito de mera transmissora de informações, visando o conhecimento efetivo dos conteúdos curriculares. Hoje o aluno tem a informação da qual precisam, mas não possuem maturidade para usá-las seguramente. Por exemplo: uma criança pode adquirir todas as informações possíveis referentes à subtração, entretanto não tem habilidade cognitiva suficiente para avançar, como mostra o vídeo. É ai que entra o papel da tecnologia, como forma de ajudar o professor a identificar o nível de conhecimento de cada estudante, promovendo exercícios de capacitação e aquisição da aprendizagem. Usar a tecnologia não é simplesmente jogar fora o conhecimento necessário para a vida em sociedade, como saber se relacionar bem pela oralidade e escrita. Porém, ela deve acompanhar os avanços, promovendo o gosto pelo aprender, envolvendo os alunos, tornando-os protagonistas de sua própria aprendizagem. (Claudia, Vanessa e Viviane)
Excelente esta reportagem sobre tecnologia nas escolas,trazendo à público, o desempenho dos alunos com este novo desafio; pois hoje a tecnologia faz parte de nosso cotidiano. Parabéns aos gestores desta escola do Rio de Janeiro em demonstrar com esta reportagem o seu trabalho, e que sirva de exemplo para várias cidades brasileiras Nós como futuros pedagogos precisamos estar preparador para dominar estes equipamentos nos aperfeiçoando cada dia mais e lutar para inovarmos a nossa Educação.
16 comentários:
Interessante e muito bom saber que o Brasil tem projetos envolvendo a tecnologia e como elas ajudaram os professores e os alunos na aprendizagem. Como e citado no vídeo, a tecnologia não e uma coisa nova e não vem somente para melhorar a aprendizagem do aluno, mas sim para fazer parte da vida dele, já que no mercado de trabalho essa e uma ferramenta essencial. Para isso precisamos cada vez mais traze-las para a sala de aula, montar projetos, trocar conhecimentos com todos da escola, já que os que se saem melhor poderão ajudar os outros, trazendo assim uma aprendizagem muito mais significativa para ambos.
Esse vídeo e o texto complementar trabalhado em sala me fez pensar na necessidade de se inserir na grade curricular de formação de professores a matriz de tecnologias digitais. Não há como um educador fugir de um elemento tão presente e que se reinventa a cada dia. Os aprendizes devem encontrar nos recursos utilizados em sala de aula algo mais ou tão atrativo quanto eles podem encontrar no conforto de suas cápsulas virtuais. Para isso, é necessário a formação continuada dos profissionais e o interesse dos mesmos em abrir-se ao tempo do 'atualizar-se', tão comum e agente fundamental na vida dos educandos.
As mudanças pela quais os avanços tecnológicos impuseram a sociedade mundial são inegáveis e cada vez mais cotidiana. O que difere o atual cenário dos séculos e décadas anteriores é a forma e agilidade como os avanços tecnológicos ocorrem. É indiscutível que a atua geração de alunos nasceu e vive dependente de ferramentas tecnológicas, e que ao ir para escola encontram um espaço cada vez mais distante de seu habitat. As amarras sempre impostas a escola, agora convivem como o obstáculo de professores que não dominam a tecnologia e alunos que fazem desses meios hábitos diários.
Os professores têm nas mãos possibilidades infinitas de um mundo que pode despertar o aluno pesquisador, criativo e crítico, é necessário saber explorar a ferramenta disponível, mais que “joguinhos” de clicar e pesquisas na Wikipédia, essas ferramentas podem ser desafiadoras, a dificuldade ocorre quando o primeiro a desistir do desafio é o professor, esse não precisa dominar “tudo” afinal boa parte o aluno já sabe, cada um entra no processo com aquilo que domina.
A adoção das tecnologias na educação é uma consequência da evolução da humanidade, foram estratégias que surgiram para suprir uma necessidade ao longo do tempo. Ela nos traz acessibilidade, economia de tempo, comodidade bem como conectividade, ou seja, um conteúdo se une ao outro. Sendo assim, podemos observar que a tecnologia é um facilitador educacional e a escola, por sua vez, pode se tornar um diferencial neste âmbito.(RUTH E JOSIANE)
Atualmente, não conseguimos nos imaginar vivendo num mundo onde não há tecnologias; pois, nos acostumamos com aquilo que facilita o nosso dia a dia: geladeira, máquina de lavar, televisão, carro, ar condicionado, injeção eletrônica, celular, etc.
No entanto, se pensarmos na Educação o avanço no uso das tecnologias em favor da aprendizagem é bastante lento para uma geração de alunos nativos digitais. No momento atual, há uma incompatibilidade entre o currículo que continua tradicional e as tecnologias de última geração.
A inserção das novas tecnologias no ambiente educacional é algo de extrema importância na sociedade atual, mas é preciso que o professor seja mediador deste processo, levando os educandos a refletirem sobre as oportunidades de aprendizagem neste ambiente (internet). (Cassiana e Dalva)
O mundo não para! A grande maioria, se não todas as nossas ações giram em torno da evolução, dos avanços cotidianos que acontecem. A cada dia nos surpreendemos dentro e fora do ambiente escolar com o desenvolvimento dos nossos educandos, a tecnologia está aí e ela não pode passar despercebida, precisamos utiliza -lá como uma ALIADA. Adotar as tecnologias digitais como tantas outras na educação nos possibilita uma qualidade, um estimulo e um prazer no processo ensino-aprendizado. É um diferencial necessário na geração em que estamos vivendo.
As mudanças pela quais os avanços tecnológicos impuseram a sociedade mundial são inegáveis e cada vez mais cotidiana. O que difere o atual cenário dos séculos e décadas anteriores é a forma e agilidade como os avanços tecnológicos ocorrem. É indiscutível que a atua geração de alunos nasceu e vive dependente de ferramentas tecnológicas, e que ao ir para escola encontram um espaço cada vez mais distante de seu habitat. As amarras sempre impostas a escola, agora convivem como o obstáculo de professores que não dominam a tecnologia e alunos que fazem desses meios hábitos diários.
Os professores têm nas mãos possibilidades infinitas de um mundo que pode despertar o aluno pesquisador, criativo e crítico, é necessário saber explorar a ferramenta disponível, mais que “joguinhos” de clicar e pesquisas na Wikipédia, essas ferramentas podem ser desafiadoras, a dificuldade ocorre quando o primeiro a desistir do desafio é o professor, esse não precisa dominar “tudo” afinal boa parte o aluno já sabe, cada um entra no processo com aquilo que domina (Adriano e Vânia)
Agregar tecnologias digitais na educação de nossas crianças, vai muito além de otimizar a aprendizagem utilizando a internet como ferramenta de pesquisa e informação; mas sim, oferecer aos alunos uma perspectiva de aprendizagem interdisciplinar onde as informações dialogam entre si. Ou seja, fazer com o que os alunos transformem essas informações tão dinâmicas em conhecimento que seja significativo e aplicável no seu cotidiano.
As tecnologias se atualizam e se aperfeiçoam numa velocidade cada vez maior, e nós professores, não podemos correr o risco de “ficarmos para trás”. Neste contexto, é necessário que o professor tenha uma postura aberta e dinâmica, estando preparado para mediar com o aluno essa transformação de informação em conhecimento, preparando-o para os desafios colocados pela nossa sociedade.
Izabella e Deusa
O texto nos mostra a revolução da tecnologia em diversos contextos do cotidiano. São tecnologias que nos auxiliam a todo instante como em casa, no trabalho, no entretenimento etc. E na educação não poderia ser diferente, pois as crianças e os jovens são cada vez mais atraídos pelo mundo da tecnologia digital. Para que a educação não fique ultrapassada se faz necessário inserir esta ferramenta na vida escolar do aluno. O professor pode aproveitar suas aulas com criatividade usando esse recurso para tornar suas aulas mais atraentes e estimulantes. É preciso ter cautela ao usar as tecnologias na escola com clareza dos objetivos educacionais sendo que o curriculo que estamos trabalhando deve ser capaz de identificar os conteúdos que são relevantes e façam sentido para os alunos.
Alunas: Alexandra Faedo, Leandra Guerra, Liliane Teles.
O Que Justifica A Adoção de Tecnologias Digitais na Educação?
A adoção das tecnologias nos dias atuais é algo irreversível dentro de nossa sociedade. Como uma ferramenta um facilitador para o professor. Maneiras como usa-las dentro de um processo educativo com objetivos estabelecidos para nossos alunos é nosso grande desafio. Buscar mudanças dentro da nossa prática, com algo atrativo ao aluno que desperte a vontade de aprender. O professor precisa mediar esse processo levando os alunos a refletir sobre as oportunidades de aprendizagem e as possibilidades do uso das tecnologias de forma que esse conhecimento possibilite outras aprendizagens.
Cláudia e Ana da Cunha
O professor é peça fundamental no uso da tecnologia, ele precisa ser mediador para que o aluno não perca o foco do processo ensino-aprendizagem.
A metodologia de ensino deve ser repensada, pois não devemos usar a tecnologia para “coisas velhas”.
Podemos citar um exemplo para o mundo ao qual vivemos o que seria mais importante? Dominar o uso da calculadora ou preencher vários cadernos com exercícios repetitivos?
Devemos criar oportunidades de uso significativo da tecnologia, usando-a como aliada para desenvolvimento de estratégias de ensino criativas e desafiadoras.
(Ana Paula e Jaqueline)
O mundo convive com a tecnologia desde a existência da humanidade, contudo estamos em uma era determinante para mudanças na era tecnológica, contudo temos procurar algum meio de termos uma inovação escolar determinante na era digital, já que mudança muito expressiva criaria muitas adversidades em um campo muito atrasado em relação as demais áreas profissionais e de mercado. Penso que temos que buscar meios e subsídios para explorar esse campo já explorado pelos alunos e pouco utilizado em sala de aula!
O que justifica a adoção de tecnologias digitais na educação?
A sociedade está em constante e rápida evolução no que diz respeito às novas tecnologias. No entanto a escola não acompanha esse ritmo, e utiliza das mesmas estratégias tradicionais de sempre, que visam ensinar “tudo” sendo que, esse tudo pode ser encontrado em diferentes mídias, basta que se busque.
A geração que hoje frequenta a escola, ou nasceu, ou foi exposta às tecnologias digitais. No entanto essa mesma escola permaneceu em seus velhos conceitos de ensinar, não se atentando para a transformação da sociedade e sua necessidade de cidadãos que consigam ajudar nessa evolução.
Tendo fundamental função de contribuir com a comunidade, a escola precisa mudar criando oportunidades para que os alunos aprendam a lidar com as tecnologias digitais. Todavia, não adianta inserir equipamentos tecnológicos numa escola “doente” que não revitaliza seu currículo, não se preocupa em ter o aluno como centro da aprendizagem, que não define objetivos coerentes com o exercício da cidadania plena.
Thiago S. Brand
O uso das Tecnologias de informação e comunicação feita pelas Escolas de Ensino Básico são consideradas inovadoras e esboçam uma importância que eleva as possibilidades sobre o aprendizado acerca dos conteúdos.
As Instituições de Ensino que aderirem a estas novas formas de fazer aula podem ter seus horizontes de ensino expandidos.
É muito interessante e instigante pensar nas TIC's alem de uma mera oportunidade de desenvolver novas formas de ensino. Usar destas novas ferramentas pode ser considerado um marco referencial na evolução da educação nas Escolas.
Mais que uma possibilidade, uma forma diferente de proporcionar aos nossos adolescentes, podemos pensar na educação através da leitura de mundo a de nossos alunos
A escola deve acompanhar as mudanças tecnológicas que vem transformando as gerações, descontinuando o conceito de mera transmissora de informações, visando o conhecimento efetivo dos conteúdos curriculares. Hoje o aluno tem a informação da qual precisam, mas não possuem maturidade para usá-las seguramente. Por exemplo: uma criança pode adquirir todas as informações possíveis referentes à subtração, entretanto não tem habilidade cognitiva suficiente para avançar, como mostra o vídeo. É ai que entra o papel da tecnologia, como forma de ajudar o professor a identificar o nível de conhecimento de cada estudante, promovendo exercícios de capacitação e aquisição da aprendizagem. Usar a tecnologia não é simplesmente jogar fora o conhecimento necessário para a vida em sociedade, como saber se relacionar bem pela oralidade e escrita. Porém, ela deve acompanhar os avanços, promovendo o gosto pelo aprender, envolvendo os alunos, tornando-os protagonistas de sua própria aprendizagem. (Claudia, Vanessa e Viviane)
Excelente esta reportagem sobre tecnologia nas escolas,trazendo à público, o desempenho dos alunos com este novo desafio; pois hoje a tecnologia faz parte de nosso cotidiano. Parabéns aos gestores desta escola do Rio de Janeiro em demonstrar com esta reportagem o seu trabalho, e que sirva de exemplo para várias cidades brasileiras Nós como futuros pedagogos precisamos estar preparador para dominar estes equipamentos nos aperfeiçoando cada dia mais e lutar para inovarmos a nossa Educação.
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