O mapa conceitual, foi originalmente baseado na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. A aprendizagem pode ser dita significativa quando uma nova informação adquire significado para o aprendiz através de uma espécie de ancoragem em aspectos relevantes da estrutura cognitiva preexistente do individuo. Na aprendizagem significativa há uma interação entre o novo conhecimento e o ja existente na qual a,bos se modificam. à medida que oconhecimento prévio serve de base pata a atrubuição de significados à nova informação, ele também se modifica. A estrutura cognitica está cosntantemente se reestruturando durante a aprendizagem significativa. o processo é dinâmico; o conhecimento vai sendo construido.
Podemos dizer que mapa conceitual é uma representação gráfica em duas dimensões de um conjunto de conceitos construídos de tal forma que as relações entre eles sejam evidentes. Os conceitos aparecem dentro de caixas enquanto que as relações entre os conceitos são especificadas através de frases de ligação nos arcos que unem os conceitos. As frases de ligação têm funções estruturantes e exercem papel fundamental na representação de uma relação entre dois conceitos. A dois conceitos, conectados por uma frase de ligação chamamos de proposição. As proposições são uma característica particular dos mapas conceituais se comparados a outros tipos de representação como os mapas mentais.
Técnica de construção de Mapas Conceituai
Uma possível técnica de construção de um mapa conceitual pode seguir as seguintes etapas:
a) ter, antes, uma boa pergunta inicial cuja resposta estará expressa no mapa conceitual construído;
b) escolher um conjunto de conceitos (palavras-chave) dispondo-os aleatoriamente no espaço onde o mapa
será elaborado;
c) escolher um par de conceitos para estabelecimento da(s) relação(ões) entre eles;
d) decidir qual a melhor e escrever uma frase de ligação para esse par de conceitos escolhido;
e) a repetição das etapas c) e d) tantas vezes quanto se fizer necessário (em geral até que todos os conceitos
escolhidos tenham, ao menos, uma ligação com outro conceito).
Resumidamente, os conceitos se relacionam da seguinte forma:
Veja o exemplo abaixo
Nenhum comentário:
Postar um comentário