sábado, 28 de setembro de 2013

NOVAS COMPETÊNCIAS FRENTE ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS INTERATIVAS






A prática docente com o uso de tecnologias digitais se constitui em grande desafio aos professores nos tempos atuais. A ação pedagógica que contempla os recursos digitais exige competências diferentes das tradicionais frente a uma nova cultura de aprendizagem que se instaura com a integração das TIC no processo de ensino e aprendizagem. A análise de bibliografia especializada aponta para a necessidade de (re) orientação do papel e do trabalho do professor diante da cultura digital. Neste sentido, este trabalho objetiva apresentar uma contribuição para a superação de práticas fundamentadas nas concepções instrumentalistas e deterministas, apresentando uma definição para o termo tecnologia digital interativa e apontando, a partir de revisão bibliográfica, as competências docentes necessárias para o desafio da  incorporação crítica e consciente das tecnologias digitais interativas na educação. Por fim, a criação de um esquema teórico busca sintetizar as competências identificadas na literatura para o trabalho pedagógico com o uso de tecnologias digitais.
Texto completo
 
Após a leitura do texto faça uma reflexão tendo como ponto de partida os seguintes questionamentos:

1 - Que conceitos referentes a tecnologia digital que o texto aborda?
2- Quais saberes os professores precisam ter para lidar com as tecnologias?
3- As tecnologias contribuiem na quallidade do ensino e na aprendizagem dos alunos?
4- Quais são as novas competências necessárias para o trabalho docente no cotidiano da sala de aula?

36 comentários:

Fernanda Persike disse...

TURMA: Gestão escolar 01
TEXTO: Novas competências docentes frente às tecnologias digitais interativas
1) Que conceitos referentes a tecnologia digital que o texto aborda?
R: O conceito abordado por Amaral (2008) esclarece que a tecnologia digital significa uma nova materialidade das imagens, textos e sons que, na memória do computador, estão definidos matematicamente e processados por algoritmos, com combinações matemáticas de 0 ou 1.


2) Quais saberes dos professores precisam ter para lidar com as tecnologias?
R: Conforme minha compreensão a luz do texto, os saberes necessários ao professor devem ser os tecnológicos, que o capacitação quanto ao uso de ferramentas, seu domínio e escolhas; os pedagógicos relacionados a adaptação e criação de meios que sirvam como potencializadores do processo de ensino-aprendizagem; os sociais, onde as percepção e entendimento sobre diferenças culturais e individuais dos educandos cria elos de afetividade nas relações de aprendizagem e por fim os de formação, nos quais o professor procura a apropriação dos conhecimentos necessários, afim de utiliza-las em seu favor, no processo de formação dos alunos.



3) As tecnologias contribuem na qualidade do ensino e na aprendizagem dos alunos?
R: As tecnologias podem contribuir com a qualidade do ensino e aprendizagem, quando utilizadas como ferramenta de construção interligadas, promovendo o diálogo, troca de informações e construção do conhecimento entre professor, aluno, onde o primeiro exerce papel fundamental, mediando a promovendo situações onde os recursos tecnológicos sejam utilizados na compreensão de conteúdos e na formação integral dos educandos, que poderão fazer dos saberes apropriados por toda sua vida.


4) Quais são as novas competências necessárias para o trabalho docente no cotidiano da sala de aula?
R: Tecnológicas, pedagógicas, sociais (sujeito) e exploratórias.

Anônimo disse...

1-Quais os conceitos referentes às tecnologias digitais que o texto aborda?
R: De acordo com o texto os conceitos relacionados com a tecnologia são as mudanças de paradigmas, onde os profissionais de educação devem mudar o comportamento frente aquisição de novas tecnologias, de modo que são os responsáveis pela formação da aprendizagem dos alunos. Diante do exposto é importante que os profissionais se torne docentes críticos, reflexivos e competentes para o domínio das novas tecnologias digitais.

2- Que saberes os professores precisam ter para lidar com as tecnologias?
R: Os saberes necessários são: conhecimento, flexibilidade, conscientização e integração da utilização das TIC no contexto educativo,reflexão sobre as novas tecnologias,planejar experiências inovadoras valorizando assim o conhecimento do aluno, de modo que ele possa utilizar a tecnologia para a interação e a construção do conhecimento.

3- Quais são as competências necessárias para o trabalho docente no cotidiano da sala de aula?
Competência profissional, que incentiva, orienta e motiva o aluno; exige o domínio da tecnologia de informação e comunicação, valorizando o processo de aprendizagem coletivo, repensando e valorizando o processo de avaliação; ultrapassa a lógica transmissiva, centrada no professor, reconhece o conhecimento e valoriza as didáticas flexíveis. Para os autores existem alguns tipos de competências: a competência intelectual,tecnológica, didática e tutorial.

Equipe: ELIETE BORBA LOPES - NAZARÉ COSTA disse...

1-Quais os conceitos referentes às tecnologias digitais que o texto aborda?
R: De acordo com o texto os conceitos relacionados com a tecnologia são as mudanças de paradigmas, onde os profissionais de educação devem mudar o comportamento frente aquisição de novas tecnologias, de modo que são os responsáveis pela formação da aprendizagem dos alunos. Diante do exposto é importante que os profissionais se torne docentes críticos, reflexivos e competentes para o domínio das novas tecnologias digitais.

2- Que saberes os professores precisam ter para lidar com as tecnologias?
R: Os saberes necessários são: conhecimento, flexibilidade, conscientização e integração da utilização das TIC no contexto educativo,reflexão sobre as novas tecnologias,planejar experiências inovadoras valorizando assim o conhecimento do aluno, de modo que ele possa utilizar a tecnologia para a interação e a construção do conhecimento.

3- Quais são as competências necessárias para o trabalho docente no cotidiano da sala de aula?
Competência profissional, que incentiva, orienta e motiva o aluno; exige o domínio da tecnologia de informação e comunicação, valorizando o processo de aprendizagem coletivo, repensando e valorizando o processo de avaliação; ultrapassa a lógica transmissiva, centrada no professor, reconhece o conhecimento e valoriza as didáticas flexíveis. Para os autores existem alguns tipos de competências: a competência intelectual,tecnológica, didática e tutorial.

Josi Sant´Anna disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
adm disse...

RESUMO DO ARTIGO: NOVAS COMPETÊNCIAS DOCENTES FRENTE ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS INTERATIVAS

Neide Aparecida Novais Brant
Janete Schlickmann


Alguns autores ressaltam que o conceito de tecnologia varia ao longo da história, sendo concebida de maneiras distintas em cada época.
A tecnologia é mais que uma ferramenta e se refere ao conhecimento que está por trás do artefato. Ainda, para Veraszto et al (2008) é uma forma de conhecimento, uma produção criada pelo homem ao longo da história, um conjunto de saberes que se referem à concepção e desenvolvimento de instrumentos criados pelo homem para satisfazer suas necessidades tanto coletivas como individuais.
Os recursos digitais são elementos informatizados que permitem que conteúdos sejam abordados em materiais como imagens, vídeos, hipertextos, animações, simulações, páginas web, jogos educativos, dentre outros, e possibilitam novas práticas pedagógicas, pois promovem a interatividade entre o aluno e uma determinada atividade com o objetivo de aprendizagem.
A Interatividade refere-se ao diálogo possibilitado pela máquina e seu programa. A interatividade pode assumir funções diferentes e no contexto da educação o importante é que saia de algo mecânico para algo que dá sentido à ação humana. Para que ela ocorra é preciso garantir a dialógica e a intervenção do usuário no conteúdo.
O professor precisa de formação inicial ou continuada de qualidade e tempo e oportunidade de interagir com as (TiCs), iniciar e aprofundar suas relações sobre tudo pedagógicas com as tecnologias. O professor precisa experienciar uma situação invertida como aluno. Os professores precisam quebrar as barreiras da falta de confiança de competência e de acesso aos recursos tecnológicos.
De acordo com Romero (2008, p.237), são dois os tipos de competências básicas: a Intercultural que se refere à atenção dada às diferenças educativas interculturais dos estudantes e a competência Tecnológica que está situada no contexto do letramento digital e requer do professor a aquisição de habilidades para integrar as tecnologias no processo de ensino-aprendizagem.
Existe também as competências necessárias aos professores que trabalham com as TIC: Competências tecnológicas: domínio de ferramentas de criação e aplicações com o uso da internet. Competências didáticas: capacidade de criar materiais e produzir tarefas relevantes para os alunos, de adaptação a novos formatos e processos de ensino, de produção de ambientes direcionados à autorregularão por parte do aluno e utilização de múltiplos recursos e possibilidades de exploração. Competências tutoriais: habilidades de comunicação, mentalidade aberta para novas propostas e sugestões, capacidade de adaptação a características e condições dos alunos e para acompanhar o processo de ensino-aprendizagem do aluno.

Unknown disse...

Teresa Antunes de Oliveira
Vivian Cristina Fernandes

No que se diz respeito as tecnologias pode-se dizer que estamos avançando de forma muito rápida. Estas mudanças e ou evoluções tecnológicas são bastante relevantes, pois percebe-se que o uso destas tecnologias mudam o comportamento das pessoas. E no contexto educacional esta realidade necessita ser transformada, pois entre o ensinar e aprender há um caminho distante entre quem ensina e quem aprende.
Neste sentido uma nova cultura de aprendizagem precisa estar presente no processo de ensino e aprendizagem das escolas. Com isso é evidente que alguns pontos devem ser repensados, como políticas públicas para a área da tecnologia, formação inicial e continuada que de conta de transformar a realidade do professor contribuindo com conhecimentos específicos para dar conta e dominar este processo, e assim contribuir pedagogicamente com o aluno que é nativo digital.
Acabar com a resistência que alguns professores tem em relação ao uso tecnológico dentro da escola é algo necessário, como também conscientizar que esta, traz uma grande contribuição para sua prática pedagógica, desmistificando mitos, onde os mesmos necessitam refletir sobre este uso de forma pedagógica, pois só se pode ensinar verdadeiramente aquilo que se domina, lembrando que nesta nova cultura de aprendizagem o professor não é o único detentor do conhecimento, mas sim aquele que contribui para os avanços dos alunos sendo flexível a mudanças e a novas aquisições de conhecimento.
Desta forma o texto ainda destaca algumas competências que os professores devem ter para trabalhar com as tecnologias como, ter o domínio tecnológico entre as ferramentas de aplicação e criação, criar materiais e possibilitar desafios relevantes aos alunos de modo que possam usufruir de múltiplos recursos e possibilidades de exploração, estar aberto as inovações, ser hábil, adaptável, comunicar-se de forma a valorizar a troca de experiências em relação a aquisição de novos conhecimentos, ainda devendo levar em consideração a relação afetiva entre professor, aluno e o uso da tecnologia. Lembrando que “não existe educação sem interação”. (LONGHI, BEHAR e BERCHT – 2009).
Portanto, o professor deve superar o medo, se aventurar e desmistificar o fato de que as tecnologias devem ser somente usadas como suporte ou ferramentas no trabalho pedagógico, mais sim como algo que contribui para ampliar os horizontes fazendo novas descobertas de modo crítico e reflexivo avançando nas práticas pedagógicas cotidianas. Assim professor e aluno caminham juntos fazendo parte desta cultura digital.


Denise K., Patrícia Oliveira, Simone Lima disse...

Resumo do texto Novas Competências docentes Frente às Tecnologias Digitais Interativas

Atualmente a tecnologia está completamente ligada conosco no dia a dia e não pode ser considerada como sinônimo de ferramenta ou artefato tecnológico, principalmente na educação, pois isso implica em continuarmos em nossa prática tradicional. A essência do trabalha educativo é a transformação e não a transferência de conhecimento e com esse pensamento não atingiremos a concepção correta.
A tecnologia é uma forma de conhecimento, um conjunto de saberes para satisfazer necessidades individuais e coletivas.
A tecnologia digital é a grande revolução, inclusive cultural, pois permite a organização de informações e de novas formas de comunicação, criando potencialidades para que novos conteúdos venham a ter origem com significado através de várias combinações.
Os materiais digitais apresentam novas práticas pedagógicas, possibilitando aos usuários interatividade em uma determinada atividade com o objetivo maior que é a aprendizagem, saindo de algo mecânico, sendo o grande desafio dos professores na atualidade.
Os professores precisam desenvolver competências, deixando o papel de especialista e assumindo o papel daquele que incentiva, orienta e motiva os alunos. Precisa dominar o uso das tecnologias, ultrapassar a lógica transmissiva, ter abertura e flexibilidade na utilização das TICs e no tratamento da diversidade intelectual, possuir “letramento digital” para integrar as tecnologias no processo ensino aprendizagem, ter competência tutorial possibilitando uso crítico das tecnologias e meios para criação e expressão das próprias mensagens.

Denise Vetterlein Kricheldorf
Patrícia Maria de Oliveira
Simone Magali Schulz Lima

Anônimo disse...

A educação do século XXI, não pode ser mais calcada em quadro negro e giz, ou quadro branco e pincel. As tecnologias de Informação estão aí, invadiram a nossa rotina doméstica, a nossa rotina pessoal e estão tão presentes na vida dos nossos alunos no século XXI que não há mais como negá-la, não há mais como mantê-las fora da nossa sala de aula. Precisamos urgentemente incorporá-las a nossa rotina didática e pedagógica, sob pena de continuarmos na contramão da modernidade, na contramão do que mais atrai a geração Y. A tecnologia é mais que uma ferramenta, se refere ao conhecimento que está por trás do artefato. O digital é responsável por uma grande revolução, não apenas tecnológica, mas também cultural. A transição do analógico para o digital, de acordo com SILVA (2005), nos permitiu a organização e a criação de elementos de informação. As tecnologias de informação podem gerar um descompasso entre as gerações de quem ensina e quem aprende. Se antes a tarefa de ensino e aprendizagem era exclusividade da escola, hoje são múltiplas as agências que possibilitam informações e conhecimentos a que se pode ter acesso (KENSKI, 1997; 2008). Além de instrumentalizar as instituições de ensino para estarem aptas frente a essa nova forma de ensinar, a que se preocupar, primeiramente, com a formação docente, pois a inserção das TIC's no ambiente escolar muda o perfil do professor. A instituição deve lidar com a resistência dos professores frente a inserção das tecnologias no ambiente escolar. Isso se dá, muitas vezes, pela descrença nas contribuições da tecnologias no processo de ensino e aprendizagem e também pelo receio de sair da sua zona de conforto. O professor deve aceitar a tecnologia como uma forma dinâmica e participativa, descentralizada das práticas pedagógicas, que fomentam a criatividade, o interesse e o desenvolvimentos dos discente. O papel do professor vem mudando frente as novas tecnologias, de especialista e detentor do conhecimento específico, para um profissional do processo de ensino e aprendizagem que incentiva, orienta, motiva e aprende com o aluno. O docente deve ter o domínio quanto ao uso das tecnologias de informação e comunicação. A nova geração de alunos exige uma nova geração de professores. Exige que sejam profissionais abertos a desafios e a novos conhecimentos, que queiram adquirir novas habilidades para integrar essas novas tecnologias, que tenham domínio dessas competências para finalmente ingressar na educação do século XXI.

Anônimo disse...

Denise Inês B. Bonatti

O conceito de tecnologias digitais varia ao longo da história.
Criadas pelo homem, desenvolvem um conjunto de saberes que ampliam e intensificam as possibilidades cognitivas e interativas no processo de construção de conhecimento satisfazendo necessidades tanto coletivas como individuais.
Responsável por uma revolução tanto tecnológica como cultural.
É um novo diálogo entre máquina e homem, que interage como ferramenta e informação. Se torna um elemento mediador da aprendizagem e protagonismo do aluno, que permite a interação com o conteúdo e o professor de forma mais motivadora e rápida.

Para lidar com as tecnologias os professores precisam desenvolver os alguns saberes:
Saber explorar novos ambientes profissionais e virtuais de aprendizagem, de informação e comunicação.
Domínio quanto ao uso das tecnologias.
Valorizar o processo de aprendizagem coletivo.
Repensar e avaliar o processo avaliativo.

As competências necessárias para o trabalho docente no cotidiano da sala de aula: Competência intercultural: lidar com diferentes saberes em sala de aula.
Competência tecnológica: habilidade para integrar as tecnologias no processo ensino aprendizagem. Domínio das ferramentas. Fazer escolhas conscientes de suas tecnologias.
Competência didática: capacidade de criar materiais e produzir tarefas relevantes para aos alunos, ambientes direcionados a auto regulação e possibilidade de pesquisa, conhecer os estilos de aprendizagem
Competências tutoriais: ser comunicativo, aceitar novas propostas e sugestões, leitura crítica de suas mensagens adaptar-se as características e condições dos alunos e saber acompanhar o processo ensino e aprendizagem do aluno.
Competência comunicacional digital: relevar a interação professor, aluno o ambiente, pois interferem nos processos de aprendizagem, capacidade de comunicar-se dentro das novas formas, para isso precisa desenvolver as competências linguísticas, contextuais e interativas.
Competência de compreender as novas tecnologias de comunicação em massa: interpreta-las como ferramentas e capacidade de intensificar a interação entre as pessoas, trabalhando o conteúdo educacional. EX: Rede sociais da INTERNET.

Anônimo disse...

FABIANE
FRANCISCO


De acordo com alguns autores os conceitos referentes as tecnologias, é um grande mito e equívoco que está presente na sociedade de modo geral é considerar a tecnologia como sinônimo de ferramenta ou artefato tecnológico. Na educação, pensar a tecnologia apenas como ferramenta implica o risco de mantermos uma prática tradicional.
Para o docente é importante o investimento em formações de qualidade para o uso das tecnologias, para que o mesmo se sinta preparado e capacitado para utilização das mesmas, proporcionando ao aluno ampliar e intensificar as possibilidades cognitivas e interativas no processo ensino-aprendizagem. A tecnologia é mais que uma ferramenta e se refere ao conhecimento que está por trás do artefato.

Josi Sant´Anna disse...

O texto vem de encontro as várias angústias, medos e receios por parte da grande maioria dos docentes acerca das novas tecnologias, visto acarreta mudança de paradigmas dentro da educação.
1 - Que conceitos referentes a tecnologia digital que o texto aborda?
Antes de explicar tecnologia digital, o texto fragmenta o termo e conceitua a partir da ideia de Veraszto (2008) a tecnologia com uma forma de conhecimento, uma produção criada pelo homem ao longo da história, um conjunto de saberes que se referem à concepção e desenvolvimento de instrumentos criados pelo homem para satisfazer suas necessidades tanto coletivas como individuais.
Já o digital imbricado a tecnologia é o responsável por uma grande revolução não apenas tecnológica, mas também cultural, visto que este, segundo Silva (2005) permitiu a criação e organização de elementos de informação, o estabelecimento de novas formas de comunicação, assim como as simulações e as estruturações evolutivas nos ambientes online de aprendizagens.
Sendo assim, Amaral (2008) esclarece que a tecnologia digital se refere à convergência digital do vídeo, textos e gráficos. Significa, portanto, uma nova materialidade das imagens, textos e sons que, na memória do computador, estão definidos matematicamente e processados por algoritmos, em combinações numérica de 0 ou 1.

2- Quais saberes dos professores precisam ter para lidar com as tecnologias?
Para a aquisição destes novos saberes frente as tecnologias, antes se faz necessário que os professores desconstruam e superem suas concepções deterministas e instrumentalistas de aprendizagem. Deste modo, a partir de pesquisas, estudos e formação continuada buscar e construir estes novos saberes e assim construir e ampliar continuamente seu repertório tecnológico. Para isso ele precisa ter domínio dos de diferentes aspectos, como: conhecer o código específico inerente aos programas utilizados para a produção de conteúdo; interpretá-las como ferramentas capazes de intensificar a interação entre as pessoas e como utilizá-las para trabalhar conteúdos educacionais; utilizar criticamente as tecnologias e ser capaz de criar matérias e tarefas pertinentes de forma criativa e consciente; apropriar-se da dimensão humano-afetiva na utilização das tecnologias digitais na educação. Ou o grande saber que o professor necessitar ter é o de utilizar as tecnologias como elementos mediadores da aprendizagem, promovendo o protagonismo do aluno de modo a permitir a interação e a construção do conhecimento entre os pares.

3- As tecnologias contribuem na qualidade do ensino e na aprendizagem dos alunos?
Visto que as tecnologias, nos dias atuais, é a menina dos olhos de nossos alunos, e como tudo o que é novidade desperta interesse, com certeza ela é promotora de conhecimento e construtora de cultura, e assim, contribui muito na qualidade do ensino aprendizagem do aluno, seja dentro ou fora da escola.

4- Quais são as novas competências necessárias para o trabalho docente no cotidiano da sala de aula?
Perrenoud (1999) afirma que trabalho docente consiste na capacidade de agir de modo eficaz em uma situação específica, apoiado em conhecimentos, mas sem que se limite a eles, para que assim seja possível atuar em contextos diferentes de forma consciente. Deste modo, segundo a síntese que o próprio texto traz as competências do docente se resumem em quatro grandes eixos: TECNOLÓGICO, PEDAGÓGICA, SUJEITO (Social), EXPLORATÓRIA.

maristela tilp mathes disse...

Texto: Novas Competências as tecnologias digitais interativas


O texto nos remete a uma reflexão sobre o conceito de tecnologias digitais para então nos remetermos as novas competências que o professor precisa desenvolver em caráter de urgência. O entendimento destes conceitos facilitará a compreensão dos desafios que estão propostos.

A tecnologia é mais que uma ferramenta e se refere ao conhecimento que esta por trás do artefato, para Veraszto et al (2208) é uma produção criada pelo homem ao longo do tempo sendo um conjunto de saberes que se referem a concepção e desenvolvimento de instrumentos criados pelo homem para satisfazer suas necessidades tanto coletivas como individuais. Enquanto digital é uma revolução não apenas tecnológica mas também cultural.. A interatividade é um conceito do universo da comunicação e não da informática, no contexto da educação sai do mecânico para algo que dá sentido à ação humana.

Importante ressaltar que a interação não é sinônimo de interatividade. Segundo Barros et al (2008) a interação ocorre diretamente entre duas ou mais pessoas enquanto a interatividade é necessariamente intermediada por um meio eletrônico.

Quanto as competências a serem desenvolvidas conforme Romero (2008, p237) requerem do professor “ aquisição de novas competências sócio-profissionais embasadas na abertura, flexibilidade, conscientização e integração da utilização das TIC e o tratamento da diversidade intercultural. Para a autora, são dois tipos de competências básicas que o professor precisa adquirir: a competência intercultural e a competência tecnológica. o quadro de competências que o texto nos apresenta divididido em quatro grandes eixos: tecnológico, pedagógico, sujeito e exploratório, de acordo com sua relação de proximidade e identificação.

Tecnológica

- Dominio de ferramentas e aplicativos para interagir as tecnologias no processo de ensino- aprendizagem;

- saber fazer escolhas conscientes das tecnologias;

-Dominio de ferramentas de criação e aplicações com uso da internet;

Pedagógica

- Capacidade de criar materiais e produzir tarefas;

- Adaptação a novos formattos e processos de ensino;

- Produção de ambientes que pontencializem a aprendizagem;

- Compreensão intelectual do meio digital;

Sujeito

- Compreensão das diferenças interculturais dos estudantes;

- Competência Comunicacional: linguisticas contextuais, interativas;

- Levar em consideração o afeto nas relações entre o professor, aluno e meio digital.

Exploratória

- Saber como aprender, conhecer os estilos de aprendizagem;

- Formação para uso livre e criativo das mensagens;

- Conhecer as tecnologias de comunicação em massa e explorá-lo como ferramentas capazes de pontencializar a relação de ensino-aprendizagem.

Anônimo disse...

Maristela Tilp Mathes
Texto: Novas Competências as tecnologias digitais interativas


O texto nos remete a uma reflexão sobre o conceito de tecnologias digitais para então nos remetermos as novas competências que o professor precisa desenvolver em caráter de urgência. O entendimento destes conceitos facilitará a compreensão dos desafios que estão propostos.

A tecnologia é mais que uma ferramenta e se refere ao conhecimento que esta por trás do artefato, para Veraszto et al (2208) é uma produção criada pelo homem ao longo do tempo sendo um conjunto de saberes que se referem a concepção e desenvolvimento de instrumentos criados pelo homem para satisfazer suas necessidades tanto coletivas como individuais. Enquanto digital é uma revolução não apenas tecnológica mas também cultural.. A interatividade é um conceito do universo da comunicação e não da informática, no contexto da educação sai do mecânico para algo que dá sentido à ação humana.

Importante ressaltar que a interação não é sinônimo de interatividade. Segundo Barros et al (2008) a interação ocorre diretamente entre duas ou mais pessoas enquanto a interatividade é necessariamente intermediada por um meio eletrônico.

Quanto as competências a serem desenvolvidas conforme Romero (2008, p237) requerem do professor “ aquisição de novas competências sócio-profissionais embasadas na abertura, flexibilidade, conscientização e integração da utilização das TIC e o tratamento da diversidade intercultural. Para a autora, são dois tipos de competências básicas que o professor precisa adquirir: a competência intercultural e a competência tecnológica. o quadro de competências que o texto nos apresenta divididido em quatro grandes eixos: tecnológico, pedagógico, sujeito e exploratório, de acordo com sua relação de proximidade e identificação.

Tecnológica

- Dominio de ferramentas e aplicativos para interagir as tecnologias no processo de ensino- aprendizagem;

- saber fazer escolhas conscientes das tecnologias;

-Dominio de ferramentas de criação e aplicações com uso da internet;

Pedagógica

- Capacidade de criar materiais e produzir tarefas;

- Adaptação a novos formattos e processos de ensino;

- Produção de ambientes que pontencializem a aprendizagem;

- Compreensão intelectual do meio digital;

Sujeito

- Compreensão das diferenças interculturais dos estudantes;

- Competência Comunicacional: linguisticas contextuais, interativas;

- Levar em consideração o afeto nas relações entre o professor, aluno e meio digital.

Exploratória

- Saber como aprender, conhecer os estilos de aprendizagem;

- Formação para uso livre e criativo das mensagens;

- Conhecer as tecnologias de comunicação em massa e explorá-lo como ferramentas capazes de pontencializar a relação de ensino-aprendizagem.

Anônimo disse...

REVANILDE
Texto: NOVAS COMPETÊNCIAS DOCENTES FRENTE ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS INTERATIVAS

O texto apresenta os conceitos referentes às tecnologias digitais, tecnologia e interatividade, sendo que essas definições podem contribuir para o aprofundamento da percepção dos desafios que estão postos à formação de professores e dos demais profissionais da educação. Para Veraszto (2008), tecnologia é uma forma de conhecimento, uma produção criada pelo homem ao longo da história, um conjunto de saberes que se refere à concepção e desenvolvimento de instrumentos criados pelo homem para satisfazer suas necessidades tanto coletivas como individuais. Amaral(2008) esclarece que a tecnologia digital se refere à convergência digital do vídeo, textos e gráficos. Significa, portanto, uma nova materialidade das imagens, textos, e sons que, na memória do computador, estão definidos matematicamente e processados por algoritmos, em combinação numéricas de 0 ou 1. Ainda para o autor, a linguagem digital interativa, no contexto educativo, está presente quando há a possibilidade, por parte do professor e do aluno, de desenvolver e produzir meios para suas próprias mensagens.
A reflexão sobre as novas competências docentes frente às tecnologias digitais interativas é importante pela necessidade de (re) orientação do papel e do trabalho do professor diante da cultura digital. Para Perrenoud (1999) o conceito de competência trata-se de um termo polissêmico e o define como a capacidade de agir de modo eficaz em uma situação específica, apoiado em conhecimentos, mas sem que se limite a eles, para que assim seja possível atuar em contextos diferentes de forma consciente. Sabemos que as rápidas transformações tecnológicas impõem novos ritmos para a comunicação, por isso, fica estabelecido no texto algumas competências docentes definidas por eixos no aspecto tecnológico: domínio de ferramentas e aplicativos para integrar as tecnologias no processo de ensino aprendizagem; saber fazer escolhas conscientes das tecnologias; domínio de ferramentas de criação e aplicação com o uso da internet. No aspecto pedagógico: capacidades de criar materiais e produzir tarefas; adaptação a novos formatos e processos de ensino; produção de ambientes que potencializem a aprendizagem; compreensão intelectual do meio digital. No aspecto enquanto sujeito: compreensão das diferentes interculturais dos estudantes; competência comunicacional: linguísticas, contextuais e interativas; levar em consideração o afeto nas relações entre professor, aluno e meio digital. No aspecto exploratória: saber como aprender, conhecer os estilos de aprendizagem, formatação para o uso livre e criativo das mensagens, conhecer as tecnologias de comunicação em massa e explorá-las como ferramentas capazes de potencializar a relação de ensino-aprendizagem.
Ressaltamos que para além de encarar a tecnologia como simples suporte pedagógico, defendemos o seu uso na educação como possibilidade significativa de melhorar e contribuir para o desenvolvimento educacional dos alunos, com ênfase no acompanhamento do modo como os sujeitos se apropriam dela em seu processo de conhecer.

Anônimo disse...

Roseli e Aparecida


Os saberes que os professores necessitam possuir para lidar de maneiras mais abrangentes seriam o letramento digital ,conscientização para utilizar as tecnologias e respeitar a diversidade intercultural e a competência tecnológica do semelhante .Ainda entendemos que saber utilizar e transformar a comunicação de massa em conhecimento e conteúdo para os alunos , se faz necessário aos saberes do professor em sua prática pedagógica .
Na aquisição de habilidades para integrar as tecnologias no processo ensino aprendizagem é necessário aos professores que trabalhem o domínio das competências . Competências tecnológicas para criação e aplicações do uso da internet . Neste mesmo contexto de aquisição a competência didática , se dá em criar e produzir tarefas relevantes para os alunos ,com atividades significativas ao cotidiano escolar .No que se trata da comunicação de mentalidades, a competência tutoriais , destaca-se na habilidade de sugerir novas propostas e sugestões , no âmbito do processo ensino aprendizagem em adaptar conteúdos que agregam o consumo crítico das novas tecnologias ao mundo dos alunos , tornando “a compreensão intelectual do meio digital , a leitura critica de suas mensagens ea formação para seu uso livre e criativo ....”(Amaral-2008).

Anônimo disse...


Estudantes: Reynaldo Aluízio Machado
Beatriz Silva Ramos




A INTERATIVIDADE DAS NOVAS COMPETÊNCIAS
Segundo AMARAL (2008), as novas competências docentes frente às tecnologias digitais interativas refere-se a convergência digital de vídeos, textos e gráficos. Significa, portanto, uma materialidade das imagens, textos e sons que, na memória do computador, estão definidos matematicamente e processados por algarítimos, em combinações numéricas de 0 ou 1. Ou seja, são ferramentas que possibilitam novas práticas pedagógicas, pois possibilitam a interatividade entre o aluno e uma determinada atividade com o objetivo de aprendizagem. Sendo planejada e construída pelo homem que, ao utilizá-la, apropria-se dela, a reinterpreta e reconstrói, transformando-se nesse processo e provocando transformações na tecnologia.
Para Perrenoud (1999), se depara com um novo desafio: o de ultrapassar a lógica transmitida, centrada no professor e adentrar na lógica da arquitetura pedagógica aberta, que reconhece o caráter provisório do conhecimento e valoriza didática flexíveis e adaptáveis a diferentes enfoques temáticos.
Para tanto exige-se do professor aquisição de novas competências sócio-profissionais, flexibilidade, conscientização e integração da utilização das tecnologias de Informação e Comunicação e o tratamento da diversidade intercultural.
Para isso, 3 competências são necessárias ao professores que trabalham com TIC:
 Competência tecnológica: domínio de ferramentas e outros aplicativos.
 Competências didáticas: criação e adaptação de novos formatos e utilização de múltiplos recursos e as muitas possibilidades de exploração.
 Competências Tutoriais: habilidade de comunicação, mentabilidade aberta e capacidade de adaptação.

Ainda, segundo AMARAL (2008), esta nova competência comunicativa para lidar com as tecnologias na educação requer dos educadores 3 tarefas:
 Compreensão intelectual do meio digital;
 A leitura crítica de suas mensagens;
 Formação para o seu uso livre e criativo.

Anônimo disse...

Claudete Bueno/ Márcia Nardes

1- Quais os conceitos referentes às tecnologias digitais que o texto aborda?
O texto lido aborda conceitos importantes, nos quais os autores, enfocam mudanças indispensáveis, na forma dos profissionais da educação trabalharem a partir de um contexto tecnológico, buscando o domínio da tecnologia e suas ferramentas, possibilitando a comunicação entre professor e aluno articularem os conteúdos de forma significativa.
2- Que saberes os professores precisam ter para lidar com as tecnologias?
São muitos e diferentes os saberes que os professores precisam desenvolver ao longo se sua jornada profissional, sendo indispensável o acompanhamento a evolução dentre aos desafios as novas competências, quanto ao domínio das TIC, que a atual sociedade tecnológica, na qual estamos todos inseridos, nos cobram, quanto ao nosso papel de contribuirmos na formação integral dos sujeitos.
3- Quais são as competências necessárias para o trabalho docente no cotidiano da sala de aula?
As competências dos docentes, nesta nova visão tecnológica são as de obter o domínio das ferramentas, criando e produzindo materiais com relevância para a aprendizagem dos alunos e mostrando que existem meios de buscar o entendimento através de várias formas, de acordo com o conteúdo, utilizando de criatividade e interatividade.

Deise e Silvana disse...

NOVAS COMPETÊNCIAS DOCENTES FRENTE ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS INTERATIVAS
(Resumo elaborado por Deisemara Sebold e Silvana Maria da Silva Ravache, baseado no texto de: Marta Fernandes Garcia, Dóris Firmino Rabelo, Dirceu da Silva e Sérgio Ferreira do Amaral)
O avanço das tecnologias da informação são uma realidade nos dias atuais. Com as mudanças tecnológicas ocorrem também as mudanças comportamentais, que geram um inevitável desconforto entre docentes e alunos.
O momento é de se repensar a Educação como um todo, com vistas a enfrentar este novo cenário que se apresenta.
A primeira questão diz respeito a formação oferecida na instituição escola, que não é mais a única detentora do conhecimento. A informação está disponível para quem quiser acessá-la. Assim inicialmente é preciso instrumentalizar o docente para que possa fazer uso das novas ferramentas tecnológicas.
No entanto, apenas instrumentalizar o professor não basta para garantir uma melhora da aprendizagem. É preciso capacitá-lo para pensar e repensar novas competências profissionais e o uso de ferramentas tecnológicas.
Em relação a capacitação dos docentes, é preciso rever a sua formação inicial, que já deve contemplar o uso e acesso à tecnologia. Quando o professor sentir que domina ferramentas tecnológicas e vê nas mesmas contribuições para o exercício de sua profissão, certamente se sentirá mais seguro e apto a utilizá-las com seus alunos.
Está em cheque o modelo do professor transmissor do conhecimento e o aluno receptor passivo desta transmissão. Na era digital o aluno é sujeito se sua aprendizagem, autor e coautor de sua formação. E o papel principal e indispensável do professor é de mediar essa formação, agindo como modelo e proporcionando ao aluno interagir, agir, pensar e repensar, participando ativamente da construção do conhecimento.
Ao professor cabe desenvolver a autonomia do aluno e fomentar a gestão do seu conhecimento, ajudando-os a conviver com esta nova realidade.
Mas o que na verdade significa Tecnologia Digital interativa? Serão as ferramentas tecnológicas? Este na verdade é um dos equívocos presentes na sociedade atual. Na verdade, a tecnologia digital se refere para além de apenas ferramentas tecnológicas ao conhecimento que está por trás delas. A transformação não é apenas de instrumentos mas de comportamentos.
Recursos digitais são elementos informatizados que permitem conteúdos serem tratados a partir de vídeos, imagens, animações, simulações, jogos e outros, tornando-os mais atrativos para quem aprende e para quem ensina.
Portanto, ao propor, na escola, o uso de qualquer instrumento digital e tecnológico é preciso uma clara intenção educacional a fim de que se escolha a melhor maneira e o melhor instrumento a ser utilizado.
Como já citado, não basta levar para sala de aula uma nova e revolucionária ferramenta digital e tecnológica, que por si só, não garantirá nem a interatividade entre o alunos, professor e máquinas, nem tão pouco a aprendizagem significativa.
Três novas competências são necessárias ao professor na era digital e tecnológica:
1. Competências tecnológicas: domínio de ferramentas de criação e aplicações com uso da internet.
2. Competências didáticas: capacidade de organizar atividades significativas, utilizando metodologia que privilegie a problematização do conhecimento, que leva em conta tanto o conhecimento prévio quanto o científico. Isso implica em novas formas de organizar a aula, a sala, os alunos e o próprio planejamento.
3. Competências tutoriais: habilidade em interagir com novas formas de comunicação e interação e adaptação ao que é novo, e por vezes desconhecido.
Se o aluno passa a ser autor de sua aprendizagem, o professor muito mais. Não vai bastar ao professor a sua formação inicial, ele deverá estar constantemente disposto a mudar, repensar sua prática e inserir ao seu trabalho as novas ferramentas digitais.
É exigido do profissional da educação que esteja disposto a isso.



Unknown disse...

Elisangela Krum de Souza e Patrícia Momm dos Santos
NOVAS COMPETÊNCIAS DOCENTES FRENTE ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS INTERATIVAS

O avanço das novas tecnologias de informação e comunicação impuseram novos ritmos, novos comportamentos de aprendizagem e, consequentemente, um novo modo de pensar a educação.
Esse novo modo implica superar o paradigma tradicional, que mantém distantes alunos e professores para repensar o papel e as competências docentes e lidar com a atual configuração de sala de aula, já que esta não é mais a mesma de anos atrás. No âmbito dessas questões, surge a necessidade de compreender como introduzir o uso das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem e apreender as competências necessárias para o trabalho docente.
Um dos grandes desafios observados está na superação de mitos que envolvem a resistência de muitos professores em relação ao uso das tecnologias em decorrência das contribuições que estas podem gerar no processo de ensino-aprendizagem. De acordo com Assmann (2000), a importância do professor não será substituída ou diminuída nesse novo contexto, pelo contrário, as tecnologias ampliarão e intensificarão o processo da construção do saber.
Acredita-se que o acesso à tecnologia e a formação de professores são componentes significativos para que o docente se sinta confiante e capacitado para inserir o uso didático das tecnologias.
Diante das novas competências exigidas do profissional docente pela sociedade digital, faz-se necessário esclarecimentos acerca de conceitos de Tecnologia, Tecnologia Digital e Interatividade.
A concepção de Tecnologia na Educação deve ser pensada como algo além de uma simples ferramenta à disposição do professor. Segundo Veraszto e al (2008), Tecnologia envolve uma série de conhecimentos e saberes concebidos pelo homem para satisfazer suas necessidades coletivas e individuais. Já a Digital, diz respeito a uma revolução não só tecnológica, mas cultural; se refere a convergência digital do vídeo, textos e gráficos numa materialidade das imagens, textos e sons (AMARAL, 2008).
Os recursos digitais inseridos num planejamento pedagógico possibilitam a interatividade entre o aluno e uma determinada atividade no processo ensino-aprendizagem. Interatividade aqui entendida como um conceito do universo da comunicação e não da informática. Enquanto a Interação ocorre diretamente entre duas ou mais pessoas, a Interatividade se estabelece pela intermediação de um meio eletrônico. Ou seja, uma relação tecno-social, uma nova relação dialógica entre homem e máquina, que permite ao sujeito interação com a ferramenta e também com a informação (LEMOS, 1997).
Ter o entendimento desses conceitos é fundamental para a formação de professores na construção de novas competências frentes às tecnologias digitais interativas.
A construção de novas competências redimensiona o papel do professor enquanto profissional da aprendizagem que incentiva, oriente e motiva o aluno. A discussão das novas competências é importante para o uso das tecnologias digitais, entretanto saber o que é competência direciona a práxis docente. Para Perrenoud (1999), competência é a capacidade de agir de modo eficaz em uma situação especifica, apoiado em conhecimentos, mas sem que se limite a eles, para que assim seja possível atuar em contextos diferentes de forma consciente.

Unknown disse...

Continuação de Elisangela Krum de Souza e Patrícia Momm dos Santos
CONTINUAÇÃO DO RESUMO
Mas, afinal, quais são essas competências docentes necessárias para a incorporação das tecnologias digitais na educação, mais especificamente no processo de ensino e aprendizagem?
Antes de tudo, constata-se que estas novas competências exigem reflexão sobre a formação e a prática do professor que passa ser decentralizada, que valoriza didáticas flexíveis e reconhece o caráter provisório do conhecimento. Nesse sentido Romero (2008, p.237) afirma que o professor precisa adquirir competência intercultural, proveniente de diferentes contextos e culturas) e competência tecnológica (requer do professor habilidades para integrar as tecnologias no processo de ensino e aprendizagem). A autora acrescenta a esses, três competências necessárias aos professores que trabalham com as TIC:
As competências tecnológicas envolvem o domínio das ferramentas e aplicações com o uso da internet, bem como a possibilidade do professor de fazer escolhas conscientes das tecnologias para se trabalhar determinado assunto.
As competências didáticas são os materiais e produções de tarefas criadas pelo professor que se adapta a novos formatos e processos de ensino. Para o desenvolvimento da prática educativa são necessárias as competências de aprendizagem, uso de tecnologias e aplicação profissional. O professor precisa conhecer os estilos de aprendizagens, uso técnico e pedagógico de ferramentas e aplicativos assim como o uso pedagógico dos conhecimentos adquiridos e incorporar em sua prática as tecnologias contemporâneas disponíveis na sociedade digital (BARROS ET AL, 2008).
Já as competências tutoriais denotam habilidade de comunicação, compreensão intelectual do meio digital, adequação da composição ao tipo de mensagem aos interlocutores (indivíduo ou coletivo) e ao contexto social específico em que se dá a comunicação. Neste âmbito da educação, não existe a interação. Nos ambientes virtuais não se pode contar com a presença de gestos, expressões e tom de voz, portanto, deve-se levar em conta o afeto nas relações entre professor, aluno e meio ambiente. Essa competência evidencia a dimensão humano-afetiva na utilização das tecnologias digitais na educação.
Portanto, a utilização das tecnologias digitais na educação objetiva superar as concepções instrumentalistas e deterministas do seu uso, potencializar o aprendizado dos alunos e construir competências docentes para incorporar a tecnologia criticamente no processo de aprendizagem dos alunos. Desse modo, o professor deve acompanhar os novos ritmos e redimensionar um novo modo de pensar a educação.

Unknown disse...

A ERA DA REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA INTERFERINDO
DIRETAMENTE NA FORMA DE ENSINAR
Jociane Silva
Elisabete Regina Tavares Sell

É inegável a entrada da era tecnológica e digital em nossas vidas, não se pode fugir deste contexto. E quanto mais urgente se fizer a nossa inserção neste mundo, menos sofreremos as consequências trazidas por ele por não “aceitarmos” os seus benefícios. E, continuaremos competindo com os celulares em sala de aula, os quais causam estresse excessivo em alguns profissionais da educação.
Ainda é percebido a resistência de muitos professores quanto ao uso das tecnologias, a descrença quanto as contribuições dela, o medo de perder o seu papel frente a revolução tecnológica.
Mais que fornecer equipamentos tecnológicos as escolas, é preciso repensar e reavaliar o papel e as competências docentes desde o layout da sala de aula até uma nova cultura de magistério, isto perpassa pelo currículo educacional do País.
E quem é responsável por este currículo? A resposta é óbvia, ninguém além de nós, profissionais da educação.
O profissional docente precisa estar estimulado. Ser um visionário, critico, reflexivo e competente quanto ao uso das tecnologias em sala de aula, não perdendo o seu foco principal, cuja missão é ensinar com qualidade e hoje muito mais que ontem, interagindo com o mundo tecnológico, tendo consciência das suas escolhas, seus usos e procedimentos em sala de aula. Ninguém vivencia aquilo que desconhece, mas esta era nos instiga a buscar uma nova alternativa de ensinar. E isso representa repaginar a educação.
Se antes a tarefa de ensino-aprendizagem era exclusiva da escola, hoje são múltiplas as agências que possibilitam informações e conhecimento a que se pode ter acesso (KENSKI, 1997;2008).
A utilização das tecnologias digitais na educação visa, potencializar o aprendizado dos alunos e a nova forma de ensinar do professor, possibilitando melhor organização e acesso ao conhecimento bem como a difusão deste.
“(...) o modo de utilização de uma tecnologia determina a qualidade da relação entre aluno, professor e objeto de estudo, influenciando diretamente no processo de ensino-aprendizagem”. (Ver. Teoria e Prática da Educação, v 14, n. 1, p. 79-87, jan./abr. 2011)

Unknown disse...
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Unknown disse...

O texto aborda as novas competências docentes exigidas pela atual sociedade digital no desenvolvimento do trabalho pedagógico em sala de aula.

O professor deve dominar o uso das tecnologias, favorecer e valorizar a aprendizagem coletiva, repensando suas práticas e processos de avaliação.

Os recursos digitais possibilitam novas práticas pedagógicas, pois facilitam a interatividade entre os alunos, proporcionando atividades com o objetivo da aprendizagem.

É necessário que o professor seja capaz de criar e produzir atividades relevantes para seus alunos, posicionando-se abertamente para novas propostas e sugestões e domine as ferramentas de criação com o uso da internet.

Unknown disse...

O professor precisa conhecer as ferramentas digitais relacionados à sua disciplina com o objetivo de ser um facilitador e motivador para os alunos assim ele produzirá e conduzirá novos saberes.
A qualidade do ensino não pode depender somente do uso das tecnologias, mas ela é facilitadora, é apenas unm recurso que sabendo usá-lo de modo significativo ocorrerá a aprendizagem.
Jandinara

Alice Pieper e Patricia Breis disse...

1 - Que conceitos referentes a tecnologia digital que o texto aborda?
As tecnologias digitais interativas vislumbram a possibilidade de práticas não apenas mais dinamicas, mas subtancialmente modificadas. A tecnologia digital einterativa é uma produção crianda pelo homem que pressupõe a comunicação interativa, ou seja, capaz de intervenção no conteúdo ou programa com o qual interage. A tecnologia é mais que uma ferramenta e se refere ao conhecimento que está por trás do artefato. Ainda, para Veraszto et al (2008) é uma forma de conhecimento, uma produção criação pelo homem ao longo da história, um conjunto de saberes que se referem à concepção e desenvolvimento de instrumentos criados pelo homem para satisfazer suas necessidades tanto coletivas como individuais.
2- Quais saberes os professores precisam ter para lidar com as tecnologias?
Nos dias atuais os professores precisam experenciar o contato com as novas tecnologias e compreender o quanto elas podem ser importante no processo de ensino aprendizagem. Seria necessário oferecer aos professores recursos tais como software e hardware com desenvolvimento profissional efetivo, tempo suficiente e suporte técnico.

3- As tecnologias contribuiem na qualidade do ensino e na aprendizagem dos alunos?
As novas tecnologias possibilitam ampliar e intensificar as possibilidades cognitivas e interativas no processo de construção de conhecimento.

4- Quais são as novas competências necessárias para o trabalho docente no cotidiano da sala de aula?
Tecnológica, Pedagógicas, Exploratória e Sujeito (compreensão das diferenças interculturais dos estudantes).

Francine, Daniela e Solange Seger disse...

O texto evidencia o pensar em tecnologia não apenas como uma ferramenta mas uma forma de conhecimento, um conjunto de saberes, possibilitando novas práticas pedagógicas e interatividade entre professor e aluno, além de estabelecer conexão direta com o currículo escolar.

O professor deve quebrar seus paradigmas e se dispor a saber explorar novos ambientes profissionais e virtuais de aprendizagem, informação e comunicação. ter domínio quanto ao uso da tecnologia e valorizar o processo de aprendizagem coletiva.

As novas tecnologias contribuem para o processo ensino aprendizagem pelo fato de estarem próximas da realidade dos alunos, além, das aulas estarem atualizadas com o contexto social, possibilitarão também as trocas simultâneas dos saberes pedagógicos.

O professor deverá ter primeiramente a competência tecnológica: o domínio das ferramentas para uso das redes sociais; competência didática: capacidade de criar, produzir e adaptar atividades para utilização de múltiplos recursos; competências tutoriais: habilidades de comunicação e mentalidade aberta para novas propostas e sugestões.

Daniela, Francine e Solange Seger

Unknown disse...

Os conceitos pertinentes a tecnologia nos remetem a mudanças de paradigmas de forma que é preciso não apenas a mudança de conceitos, mas a mudança de comportamento.
Assim, é indispensável que o profissional da educação reflita sobre sua prática diária e torne-se mais crítico e consequentemente mais competente no que refere-se a toda sua prática e em especial ao uso das tecnologias em sua rotina educacional.
São saberes indispensáveis ao docente: conhecimento, flexibilidade, conscientização e integração da utilização das TIC no contexto educativo, reflexão sobre as novas tecnologias, planejamento de novas experiências primando sempre pelo conhecimento do aluno.
O profissional da educação deve otimizar suas competências de forma que possa incentivar/ motivar seu aluno, valorizando o processo de aprendizagem coletiva. Deste modo, segundo a síntese que o próprio texto traz as competências do docente se resumem em quatro grandes eixos: tecnológico, pedagógica, sujeito (social), exploratória.
Ana Karina, Cicero e Maria do Carmo

pratiqueatividadefisica disse...

TEXTO: Tecnologia digital
Equipe: Edinéia Meurer Boing da Veiga
Mariléia Bibow Przybylski
Nivia Regina de Borba de Souza

Conhecer o básico do computador e os recursos disponíveis na internet, familiarizar-se com processadores de texto, correio eletrônico e mecanismos de busca faz parte das necessidades mínimo do professor.Com a velocidade das mudanças que ocorreram na sociedade e a evolução da tecnologia é imprescindível a atualização do conhecimento e da informação
Saberes dos professores para lidar com as tecnologias.
Baseado no texto novas competências docentes frente às tecnologias digitais para que as mudanças que ocorrem na sociedade atual possam ser acompanhadas, é preciso um novo profissional do ensino, ou seja, um profissional que valorize a investigação como estratégia de ensino, que desenvolva a reflexão crítica da prática e que esteja sempre preocupado com a formação continuada.
Tecnologias x qualidade x ensino x aprendizagem dos alunos
As tecnologias podem contribuir com a qualidade do ensino e aprendizagem que um professor com boa formação e em busca permanente possibilita aos seus educandos, um planejamento atualizado e uma linguagem voltada para atender as necessidades da nova geração.
Competências necessárias para o trabalho docente no cotidiano da sala de aula
Tecnológicas, pedagógicas, sociais (sujeito) e exploratórias.
Para os autores existem alguns tipos de competências: a competência intelectual, tecnológica, didática e tutorial. Competências Tutoriais: habilidades de comunicação, mentalidade aberta para novas propostas e sugestões, capacidade de adaptação a características e condições dos alunos e para acompanhar o processo de ensino-aprendizagem do mesmo. Competência de compreender as novas tecnologias de comunicação em massa: interpreta-las como ferramentas e capacidade de intensificar a interação entre as pessoas, trabalhando o conteúdo educacional. EX: Rede sociais da INTERNET.

Anônimo disse...

Alessandra Felisbino Teodoro
Eliane Maria da Rosa de Souza

O texto aborda que houve uma grande revolução não apenas tecnológica, mas também cultural, permitiu a criação e organização de elementos de informação, o estabelecimento de novas formas de comunicação, assim como as simulações e as estruturações evolutivas nos ambientes online de aprendizagens. Também esclarece que a tecnologia digital se refere à convergência digital do vídeo, textos e gráficos. Significa, portanto, uma nova materialidade das imagens, textos e sons que, na memória do computador, estão definidos matematicamente e processados por algoritmos, em combinações numérica de 0 ou 1.
O Professor precisa ter domínio das tecnologias existentes, para assim utiliza-las como elementos mediadores da aprendizagem, promovendo o protagonismo do aluno de modo a permitir a interação e a construção do conhecimento entre os pares.
As novas tecnologias possibilitam ampliar e intensificar as possibilidades cognitivas e interativas no processo de construção de conhecimento.
Sendo assim, as competências necessárias para o trabalho docente no cotidiano da sala de aula são:Tecnológica, Pedagógicas, Exploratória e Sujeito (compreensão das diferenças interculturais dos estudantes).

Unknown disse...


MARCELA,NEUSA SUSANA
Novas competência docentes frente às tecnologias digitais interativas


O texto aborda os seguintes conceitos referentes a tecnologia digital: se refere à convergência na matearilidade das imagens, textos e sons que na memória do computador. O significativo avanço e o contínuo desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) numa velocidade surpreendente. Os surgimento de novos comportamentos de aprendizagens advindos das tecnologias atuais que trazem novos ritmos, novas percepções e racionalidade múltiplas. Nesse sentido, existe a importância de expandir o repertório tecnológico dos docentes, como meio de instrumentalizá-los para uma prática pedagógica. Capacitando a instituição de ensino com equipamentos tecnológicos e sobretudo tornando docente um profissional crítico, reflexivo e competente para o domínio das novas tecnologias digitais.

Contudo, isso implica em criar uma nova cultura no magistério, na perspectiva do uso das tecnologias.

O professor tem que ter competência intercultural e competência tecnológica para acompanhar o abrangente avanço de toda a malha tecnológica. Apesar de muitos não aceitarem e não acreditarem nesta contribuição de aprendizagem para os alunos.

“...alunos que vivenciam durante seu processo de formação acadêmica momentos em que podem fazer uso das tecnologias, possuem maiores chances de compreender e utilizar futuramente tais tecnologias, sentindo-se mais seguros em relação ao seu uso…”

As novas competências necessárias para o trabalho docente para a sala de aula são: *competência tecnológica- domínio de ferramentas e aplicativos para integrar as tecnologias o processo de ensino aprendizagem; saber fazer escolhas conscientes das tecnologias, domínio de ferramentas de criação no uso da internet.

*competência pedagógica-capacidade de criar materiais e produzir tarefas; adaptação aos novos formatos e processos de ensino; produção de ambientes que potencializem a aprendizegem, compreensão intelectual do meio digital.

*Competência do sujeito-compreensão das diferenças interculturais dos estudantes; competência comunicacional: linguisticas, contextuais, interativas; levar em consideração o afeto nas relações entre o professor, aluno e o meio digital.

*Competências Exploratória -saber como aprender, conhecer os estilos de aprendizagem; formação para uso livre e criativo das mensagens; conhecer as tecnologias de comunicação em massa e explorá-la como ferramentas capazes de potencializar a relação de ensino- aprendizagem.



Unknown disse...


Novas competência docentes frente às tecnologias digitais interativas


O texto aborda os seguintes conceitos referentes a tecnologia digital: se refere à convergência na matearilidade das imagens, textos e sons que na memória do computador. O significativo avanço e o contínuo desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) numa velocidade surpreendente. Os surgimento de novos comportamentos de aprendizagens advindos das tecnologias atuais que trazem novos ritmos, novas percepções e racionalidade múltiplas. Nesse sentido, existe a importância de expandir o repertório tecnológico dos docentes, como meio de instrumentalizá-los para uma prática pedagógica. Capacitando a instituição de ensino com equipamentos tecnológicos e sobretudo tornando docente um profissional crítico, reflexivo e competente para o domínio das novas tecnologias digitais.

Contudo, isso implica em criar uma nova cultura no magistério, na perspectiva do uso das tecnologias.

O professor tem que ter competência intercultural e competência tecnológica para acompanhar o abrangente avanço de toda a malha tecnológica. Apesar de muitos não aceitarem e não acreditarem nesta contribuição de aprendizagem para os alunos.

“...alunos que vivenciam durante seu processo de formação acadêmica momentos em que podem fazer uso das tecnologias, possuem maiores chances de compreender e utilizar futuramente tais tecnologias, sentindo-se mais seguros em relação ao seu uso…”

As novas competências necessárias para o trabalho docente para a sala de aula são: *competência tecnológica- domínio de ferramentas e aplicativos para integrar as tecnologias o processo de ensino aprendizagem; saber fazer escolhas conscientes das tecnologias, domínio de ferramentas de criação no uso da internet.

*competência pedagógica-capacidade de criar materiais e produzir tarefas; adaptação aos novos formatos e processos de ensino; produção de ambientes que potencializem a aprendizegem, compreensão intelectual do meio digital.

*Competência do sujeito-compreensão das diferenças interculturais dos estudantes; competência comunicacional: linguisticas, contextuais, interativas; levar em consideração o afeto nas relações entre o professor, aluno e o meio digital.

*Competências Exploratória -saber como aprender, conhecer os estilos de aprendizagem; formação para uso livre e criativo das mensagens; conhecer as tecnologias de comunicação em massa e explorá-la como ferramentas capazes de potencializar a relação de ensino- aprendizagem.



Unknown disse...


O texto aborda o avanço das tecnologias na sociedade e a necessidade de refletir seu uso na educação. No atual contexto histórico essa ferramenta deve ser utilizada com a finalidade de ampliar saberes, intensificar as possibilidades e produzir conhecimento e as unidades de ensino e corpo docente necessitam se adequar ao uso desses recursos, pois essa evolução avançará cada dia mais.
Em virtude deste avanço, o professor necessita aprofundar suas relações com as tecnologias, utilizando-as como um suporte e explorando seu uso pedagogicamente. O educador necessita conhecer e dominar o uso dos recursos tecnológicos e suas ferramentas a fim de facilitar o trabalho pedagógico.
Concordo que as tecnologias contribuem na qualidade do ensino aprendizagem dos alunos, pois ampliam as possibilidades de gerar conhecimento, são formas de potencializar o acesso a informação e devem ser utilizadas para despertar o interesse no aluno em refletir e buscar o entendimento sobre os conteúdos.
As novas competências necessárias para o trabalho docente no cotidiano da sala de aula são o domínio das ferramentas, a capacidade produzir recursos para instigar a aprendizagem através das tecnologias além de incentivar e motivar o aluno a pensar criticamente e se apropriar das informações.
(Joseane Helena - Turma 02)

Anônimo disse...

“ NOVAS COMPETÊNCIAS DOCENTES FRENTE ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS INTERATIVAS”

1) Que conceitos referentes a tecnologia digital o texto aborda? Tecnologia digital significa uma nova materialidade das imagens, textos e sons que, na memória do computador, estão definidos matematicamente e processados por algoritmos, com combinações matemáticas de 0 ou 1.

2) Quais saberes os professores precisam ter para lidar com as tecnologias? O professor precisa de saberes tecnológicos, para que o auxiliem quanto ao uso das ferramentas; os pedagógicos, para que se adapte e crie meios que o ajudem no processo de ensino-aprendizagem; os sociais, onde as percepções e entendimento sobre diferenças culturais e individuais dos educandos criem elos de afetividade nas relações de aprendizagem e por fim os de formação, nos quais o professor procure se apropriar dos conhecimentos necessários para utilizá-las em seu favor, no processo de formação dos alunos.

3) As tecnologias contribuem na qualidade do ensino e na aprendizagem dos alunos? Elas possibilitam ampliar e intensificar as possibilidades cognitivas e interativas no processo de construção de conhecimento.

4) Quais são as novas competências necessárias para o trabalho docente no cotidiano da sala de aula? Tecnológicas, pedagógicas, sociais (sujeito) e exploratórias.

Araci K. Schadeck.

Fernanda disse...

1-Que conceitos referentes a tecnologia digital que o texto aborda?
O texto aborda definições de tecnologia e técnica, estabelecendo diferenças entre elas e a implicação destas no modo como consideramos o termo tecnologia digital. Diante disso, aborda a tecnologia digital interativa, no contexto educacional. Diz que: “ela está presente quando há a possibilidade, por parte do professor e do aluno, de desenvolver e produzir meios para suas próprias mensagens. Da mesma maneira, poder analisa-las, pois o aluno deve atuar com este conteúdo de forma crítica. A tecnologia digital interativa é uma produção criada pelo homem, que pressupõe a comunicação interativa, ou seja, capaz de intervenção pelos sujeitos no conteúdo ou programa com o qual interage e que tem, na ferramenta tecnológica, a mediadora desse processo, que é dialógico, levando em consideração os feedbacks ao usuário”.

2- Quais saberes os professores precisam ter para lidar com as tecnologias?
Com esta nova visão, o professor precisa saber que ele passa a ser um profissional que incentiva, orienta e motiva o aluno. Desta forma, o professor experimenta novos ambientes profissionais e virtuais de aprendizagem. O professor precisa desenvolver a competência de dominar as tecnologias de informação e comunicação, para valorizar o processo de aprendizagem coletivo, além de repensar e reorganizar o processo de avaliação.

3- As tecnologias contribuem na qualidade do ensino e na aprendizagem dos alunos?
As tecnologias têm muito a contribuir com a formação intelectual do educando. Elas possibilitam as pessoas partilharem valores, informações e conhecimentos. Através destes recursos, os docentes conseguem desenvolver competências e habilidades que favorecem a aprendizagem, enriquecendo a experiência educacional dos alunos, além de ampliar a visão de mundo, de homem, de ciência e de educação.

4- Quais são as novas competências necessárias para o trabalho docente no cotidiano da sala de aula?
As novas competências necessárias ao trabalho docente são: a intercultural, a didática e a tecnológica.
A primeira refere-se ao domínio de ferramentas de criação e aplicações com o uso da internet.
A segunda, à capacidade de criar materiais e produzir tarefas relevantes para os alunos, de adaptação a novos formatos e processos de ensino, de produção de ambientes direcionados à autorregularão por parte do aluno e utilização de múltiplos recursos e possibilidades de exploração.
E a última, refere-se às habilidades de comunicação, mentalidade aberta para novas propostas e sugestões, capacidade de adaptação a características e condições dos alunos e para acompanhar o processo de ensino-aprendizagem do aluno.

Fernanda Streit Koch
Gestão Escolar 02